Construindo um Fazer Musical Significativo: Reflexões e Vivências

Autores/as

  • Viviane Beineke

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092501012002059

Resumen

0 presente artigo tem o objetivo de apresentar os projetos que estão sendo desenvolvidos na área de música pelo NUPEART, que incluem a realização de uma Oficina de Música para criangas da comunidade e dois projetos de pesquisa, em um conjunto de ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão. Inicialmente serão discutidos os princípios pedagógico-musicais que norteiam a proposta da Oficina de Música, para então relatarmos algumasdas experiências que estão sendo desenvolvidas com as crianças nas aulas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BEINEKE, Viviane: LEAL, Claudia. Criatividade e Educagao Musical: por uma atitude perante as praticas musicais na escola. Expressao, Revista do Centro de Artes e Letras da UFSM, 2001. (no prelo).

BURNARD, Pamela. Examining experiential differences between improvisation and composition in children's music-making. British Journal of Music Education, V. 17, N. 3, pp. 227-245, 2000.

ELLIOTT, David J. Music matters: a new philosophy of music education. New York, Oxford University Press, 1995. PATRICK:), Manuel Ferreira. Por uma escola centrada na aprendizagem e ordenada para promover o poder criador do homem. In:

PATRICIO, Escola, Manuel Ferreira (org.). aprendizagem e criatividade. Porto, Porto Editora, pp. 235-250, 2001.

REGELSKI, Thomas A. Musicians, Teachers and the Social Construction of Reality. In: RIDEOUT, Roger On The (ed.) Sociology of Music Education. University of Oklahoma, pp. 95-111, 1995.

SMALL, Christopher. Musicking: A Ritual in Social Space. In: RIDEOUT, Roger (ed.) On The Sociology of Music Education. University of Oklahoma, pp. 1-12, 1995. SWANWICK, Keith.A Basis for Music Education. Rout ledge, London, 1979.

SWANWICK, Keith. Music education liberated from new praxis. International Journal of Music Education, N. 28, pp. 16-24, 1996.

SWANWICK, Keith. Teaching music musically. London, Routledge, 1999.

ZABALA, Antoni. Os enfoques didaticos. In: COLL, Cesar; MARTIN, Elena; MAURI, Teresa et al. 0 construtivismo na sala de aula. Sao Paulo, Atica, pp. 153-196, 1996.

Publicado

2013-01-09

Cómo citar

BEINEKE, Viviane. Construindo um Fazer Musical Significativo: Reflexões e Vivências. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 59–72, 2013. DOI: 10.5965/2358092501012002059. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3035. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a