O ensino de teatro e as novas tecnologias: possibilidades metodológicas a partir da cena intermedial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/235809252712023e4437

Palabras clave:

ensino de teatro, novas tecnologias, cena intermedial

Resumen

O texto discute possibilidades metodológicas que podem surgir a partir da relação entre Teatro e as novas tecnologias, em meio a experimentação a partir de pressupostos da cena intermedial, tendo como pano de fundo o atual cotidiano escolar formado pela geração de nativos digitais cujo o contato com dispositivos de tecnologia digital é cada vez maior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Flávio Gonçalves da Fonseca, Universidade Federal do Amapá

Professor adjunto do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Tem doutorado em Artes pela Universidade Federal do Pará - UFPA, é mestre em Artes e graduado em Teatro pela Universidade Federal do Ceará - UFC. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão – PPGAC/UFMA, líder do grupo de pesquisa Laboratório Nômade, UNIFAP/CNPq e artista da OFICARTE Teatro e Cia., da cidade de Russas-CE, desde o ano 2000. Atualmente é Coordenador Interinstitucional do Curso de Pós-graduação em Acessibilidade Cultural - Rede Interuniversitária de Acessibilidade Cultural - Polo Região Norte -UNIFAP/UFRJ/UNB/UFRN/ UFRGS. É autor do livro Poéticas Nômades: pesquisa criação na cena expandida e intermedial (2022) e organizou, junto com Emerson de Paula o livro Acessibilidade Cultural no Amapá I (2021) e junto com Emerson de Paula e Márcia Pelaes o livro Acessibilidade Cultural no Amapá II (2022).

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte, Ensino de primeira à quarta série, Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Governo Federal. Base Nacional Comum Curricular: Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC: versão 3, Brasília, 2017.

IAVELBERG, Rosa. A Base Nacional Curricular Comum e a formação dos professores de Arte. Revista Horizontes, v. 36, n. 1, p. 74-84, jan./abr. 2018

LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 2007

OLIVEIRA, Fernanda Areias; ISAACSSON, Marta; BIASUZ, Maria Cristina. Presença Diluída em Rouge Mékong: uma proposição para a cena intermedial. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 601-625, set. /dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266069774

OLIVEIRA, Fernanda Areias. Estética Digital no Teatro Contemporâneo: apropriações do efeito intermedial na formação de professores de teatro. 8o Congresso da Abrace – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Belo Horizonte, 2014

______. Pedagogia do teatro contemporâneo: apropriações da cena intermedial na formação de docentes de teatro. Tese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Informática na Educação – UFRGS. Porto Alegre, 2016.

PRENSKY, Marc. “Digital Natives, Digital Immigrants Part 1′′, On the Horizon, Vol. 9 Iss: 5, pp.1 – 6, 2001.

RODRIGUES, Lisinei Fátima Dieguez. A construção da experiência teatral na educação básica pela exploração de dispositivos tecnológicos. Tese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas – UFRGS. Porto Alegre, 2020.

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à Cibercultura. São Paulo: Paulus, 2008.

Publicado

2023-12-14

Cómo citar

FONSECA, José Flávio Gonçalves da. O ensino de teatro e as novas tecnologias: possibilidades metodológicas a partir da cena intermedial. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 27, n. 2, p. 02–15, 2023. DOI: 10.5965/235809252712023e4437. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/24437. Acesso em: 22 nov. 2024.