Teatro e microutopias cotidianas: experiências de comunidade no espetáculo no mundo da rua

Autores/as

  • Saulo Vinícius da Silva Almeida Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092521222019081

Palabras clave:

viver-junto-idiorrítmico, arte relacional, pós-modernismo, performance

Resumen

A partir do conceito Viver-Junto-idiorrítmico de Roland Barthes e abrindo diálogo com o conceito de Heterotopia de Michel Foucault e as análises acerca da Arte Relacional de Nicolas Bourriaud, serão apresentadas algumas características presentes no pensamento artístico das últimas décadas, o qual nós compreenderemos aqui sob o conceito de pós-moderno. Tal discussão será a base para análise do espetáculo No Mundo da Rua, do coletivo paraibano Projeto Corpos de Saia e de sua relação com os espaços urbanos e as experiências de comunidade. A conclusão atesta que para além de propor uma breve experiência de outra possível realidade, o Viver-Junto-idiorrítmico pode desvelar, a partir da iluminação das narrativas sociais, as quais são potencializadas pela presença e performatividade de corpos com marcadores sociais da diferença, a ficcionalidade da vida vivida.

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Biografía del autor/a

Saulo Vinícius da Silva Almeida, Universidade de São Paulo (USP)

Ator e diretor teatral. Mestrando em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o Laboratório de atuação LAt!, coordenado pela prof. Dra. Alice Kiyomi Yagyu e locado na Escola de Comunicações e Artes da USP e o Grupo de Estudos em Estética Contemporânea, coordenado pelo prof. Dr. Ricardo Fabbrini e locado no Departamento de Filosofia da USP. Seus estudos concentram-se nas relações entre mitologia, psicologia analítica, religiosidade, performance e pedagogia teatral.

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Publicado

2019-12-19

Cómo citar

ALMEIDA, Saulo Vinícius da Silva. Teatro e microutopias cotidianas: experiências de comunidade no espetáculo no mundo da rua. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 81–100, 2019. DOI: 10.5965/2358092521222019081. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/2358092521222019081. Acesso em: 20 dic. 2024.