Tradições culturais no ensino de música em classes hospitalares

Autores/as

  • Eudes Oliveira Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano https://orcid.org/0000-0003-2950-0757
  • Rita de Cássia Silva Cardoso Rede Municipal de Ensino de Salvador
  • Ângelo Tavares Castro Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092525252021090

Palabras clave:

Ensino de Música, Classe Hospitalar, Tradições Culturais

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de descrever práticas de ensino de Música em classes hospitalares, a partir de uma proposta que se baseou em saberes musicais da tradição oral do Nordeste brasileiro. Ao considerar as especificidades da escolarização em ambiente hospitalar, elaborou-se um projeto de ensino de Música que integrou saberes oriundos das vivências dos discentes, associados aos conhecimentos definidos no currículo escolar. As reflexões apresentadas decorrem de experiências docentes em diálogo com compreensões no âmbito dos estudos teóricos sobre Educação Musical. Os resultados demonstraram intensa participação das crianças nas aulas de Música, cujos resultados indicam a importância do ensino de Música/Arte nas classes hospitalares, em especial, das expressões da cultura oral nos processos de ensino e aprendizagem. Propõe-se caminhos metodológicos que poderão contribuir para a formação de profissionais que tenham interesse em atuar nessa modalidade educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CASCUDO, L. C. Civilização e cultura: pesquisas e notas de etnografia geral. 1. ed. São Paulo: Global, 2004.

CASCUDO, L. C. Literatura Oral no Brasil. 2. ed. São Paulo: Global, 2006

CASCUDO, L. C. Tradição, ciência do povo: pesquisas na cultura popular do Brasil. 2 ed. São Paulo: Global, 2013.

FONSECA, E. S. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2008

FORQUIN, J. C. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Medicas Sul, 1993.

RODRIGUES, J. M. C. Classes hospitalares: o espaço pedagógico nas unidades de saúde. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

LEAHY, R. C. As Ganhadeiras de Itapuã: memória e identidade em performance. Plural Pluriel, n. 17. Consulté à l’adresse. Disponível em: https://www.pluralpluriel.org/ index.php/revue/article/view/126. Acesso em: 28 ago. 2019.

PRANDI, R. De africano a afro-brasileiro: etnia, identidade, religião. Revista USP, São Paulo, n. 46, p. 52-65, jun./ago. 2000.

RELEASE Ganhadeiras de Itapuã. Salvador, 2019 Disponível em: http://ganhadeirasdeitapua.blogspot.com/p/historia.html. Acesso em: 20 mar. 2020.

Publicado

2021-09-01

Cómo citar

CUNHA, Eudes Oliveira; CARDOSO, Rita de Cássia Silva; CASTRO, Ângelo Tavares. Tradições culturais no ensino de música em classes hospitalares . Revista NUPEART, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 90–107, 2021. DOI: 10.5965/2358092525252021090. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/19736. Acesso em: 21 nov. 2024.