A tradição em movimento

possibilidades de ressignificação da dança popular na escola formal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092525252021121

Palabras clave:

Ensino de Danças Populares, Educação da Dança, Escola

Resumen

O artigo trata da discussão teórica que norteou uma pesquisa sobre possibilidades de ressignificações da dança popular na escola. O trabalho deu-se nas aulas de artes de uma escola do interior da Paraíba, com estudantes do ensino médio que estão imersos numa cultura local de produção de xaxado. Os padrões de movimento e as técnicas desta dança foram o ponto de partida para um trabalho artístico, no qual as abordagens aconteceram no sentido de promover a leitura e a transformação do movimento a partir de um processo de contextualização do mundo vivido pelo estudante. O artigo traz, entre outras, as contribuições de Nestor Garcia Canclini, Carlos Rodrigues Brandão e Isabel Marques para uma reflexão sobre como as danças populares se conectam com a modernidade, como o discurso da tradição ainda é um forte inibidor do trabalho com dança na escola e como é possível ressignificar a dança num processo criativo que tem a cultura popular como material.

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Biografía del autor/a

Carlos Cleiton Evagelista Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Artes pela Universidade Federal da `Paraíba (UFPB); Licenciado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Professor de História e de Artes da educação básica na Escola Estadual Cidadã Integral Bernardino José Batista, em Triunfo - Paraíba; Pesquisador de processos criativos com cultura popular no âmbito educacional. E-mail: ccetriunfo@gmail.com 

Carolina Dias Laranjeira, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes/UFPB) e dos cursos de licenciatura em Dança e bacharelado e licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Dança e Mestre em Artes (UNICAMP), Doutora em Artes Cênicas (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa CosMover: dança em perspectivas pluriepistêmicas. Desenvolve e orienta pesquisas abrangendo os temas: processos criativos, culturas populares, dramaturgia da dança e estados corporais nos âmbitos artísticos e educacionais. E-mail: ca.laran@gmail.com 

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Publicado

2021-09-01

Cómo citar

GONÇALVES, Carlos Cleiton Evagelista; LARANJEIRA, Carolina Dias. A tradição em movimento: possibilidades de ressignificação da dança popular na escola formal. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 121–143, 2021. DOI: 10.5965/2358092525252021121. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/19712. Acesso em: 21 nov. 2024.

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