Fazer manualidades no espaço público: praticar encontros
DOI:
https://doi.org/10.5965/23580925242020150Palabras clave:
cidade, relação, performanceResumen
Este artigo trata das reflexões elaboradas a partir da prática Com as mãos na rua. Baseado em três encontros específicos decorrentes de tal prática, vou tecer a sugestão de que durante seu acontecimento surgem modos de convivência social dissidentes do habitual. Para isto serão articuladas discussões pelas seguintes perspectivas: a visão contemporânea sobre o gesto da caminhada pelo autor italiano Adriano Labbucci na primeira parte; o conceito de Escultura Social desenvolvido pelo artista alemão Joseph Beuys, e os fundamentos antroposófico sobre os fazeres manuais por Rudolf Steiner na segunda parte; a noção de Programa Performativo pela artista brasileira Eleonora Fabião, e o conceito de inoperosidade do filósofo italiano Giorgio Agamben na terceira e última parte.
Descargas
Citas
AGAMBEN, Giorgio. Nudez. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
AGAMBEN, Giorgio. O uso dos corpos [Homo Sacer, IV, 2]. São Paulo: Boitempo Editorial, 2017.
FABIÃO, Eleonora. PROGRAMA PERFORMATIVO: O CORPO-EM-EXPERIÊNCIA. ILINX, Revista do LUME [on-line]. 2013, n. 4, p. 1-11. ISSN: 2316-8366. Recuperado de: <https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276>. Acesso em: 02 jun. 2020.
FABIÃO, Eleonora. Performance e Teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta [on-line]. 2008, ed. 8, p. 235-246. ISSN: 2238-3867. Recuperado de: <https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246>. Acessado em: 12 jun. 2020.
LABBUCCI, Adriano. Caminhar, uma revolução. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
ORTEGA, Neli. O fio do trabalho manual na tessitura do pensar, sentir e agir humanos: e seus princípios no ensino Waldorf do 1a ao 5a ano. São Paulo, 2017.
PORTUGAL, Ana Catarina Marques da C. M. O Pensamento de Joseph Beuys e seus aspectos rituais em ação. 2007. 9546. Tese (doutorado em História Social da Cultura) - Departamento de História, PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, 2007. Recuperado de: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9546@1>. Acessado em: 14 mai. 2020.
SPEZZATTO,Gabriela; CABRAL, Bianca Scliar. Cartas de uma Dança Relacional. Interfaces Brasil/Canadá. [on-line]. 2019, v. 19, n. 1, p. 12-36. ISSN eletrônico: 1984-5677. Recuparado de:
<https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/15887>. Acessado em: 18 jun. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.