Teatro nas fronteiras: descentralizando o teatro no interior de Mato Grosso

Autores/as

  • Maria Edilene de Jesus UDESC - Universidade de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092521232020206

Palabras clave:

teatro na comunidade, Escola de Teatro Faces, contextos teatrais no interior de Mato Grosso, teatro para infância e juventude, ensino de teatro

Resumen

Este relato propõe um olhar para o teatro que é feito nas bordas, nas fronteiras das comunidades. Abordo aqui experiências como professora-artista em um teatro realizado na e com a comunidade no interior do Estado de Mato Grosso. Esse olhar visa refletir quais foram os caminhos traçados pelo Teatro Faces para construir e potencializar o teatro na comunidade através da descentralização do acesso as ações da Escola de Teatro Faces em Primavera do Leste. Contextualizando a partir de suas poéticas e práticas teatrais para infância e juventude um diálogo com a comunidade, prezando pelos atravessamentos, pela história de vida e de como essas pessoas – aprendizes da escola de teatro – pensam o mundo. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Edilene de Jesus, UDESC - Universidade de Santa Catarina

Mestranda em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na área de Pedagogia Teatral com a pesquisa Espaco do Brincar: Proposta pedagogica de teatro com criancas e para criancas.

Citas

NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Tentando definir o Teatro na Comunidade. DAPesquisa, Florianópolis, v.2, n.4, p. 077-081, 2007.

NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Buscando uma interação teatral poética e dialógica com comunidades. Urdimento 4. Universidade do Estado de Santa Catarina, 2002.

CABRAL. Yuri Lima. O espetáculo Alice: Pedagogia do Teatro em discussões de gênero com a juventude. 116 f. 2019. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Universidade do Estado de

Santa Catarina, UDESC, Florianópolis, 2019.

LANA, W. A. M. de. O menino e o céu: o trágico no teatro para a infância e juventude. 91f. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) – Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, 2014. Disponível em:

http://www.facesdecultura.com/p/pontos-de-cultura/html. Acesso em: 03 de abril de 2020.

MEIRELLES, Renata. Território do Brincar – diálogo com escolas.

São Paulo: Instituto Alana, 2015.

Publicado

2020-08-14

Cómo citar

JESUS, Maria Edilene de. Teatro nas fronteiras: descentralizando o teatro no interior de Mato Grosso. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 206–223, 2020. DOI: 10.5965/2358092521232020206. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/17428. Acesso em: 22 nov. 2024.