Teatro nas fronteiras: descentralizando o teatro no interior de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521232020206Palabras clave:
teatro na comunidade, Escola de Teatro Faces, contextos teatrais no interior de Mato Grosso, teatro para infância e juventude, ensino de teatroResumen
Este relato propõe um olhar para o teatro que é feito nas bordas, nas fronteiras das comunidades. Abordo aqui experiências como professora-artista em um teatro realizado na e com a comunidade no interior do Estado de Mato Grosso. Esse olhar visa refletir quais foram os caminhos traçados pelo Teatro Faces para construir e potencializar o teatro na comunidade através da descentralização do acesso as ações da Escola de Teatro Faces em Primavera do Leste. Contextualizando a partir de suas poéticas e práticas teatrais para infância e juventude um diálogo com a comunidade, prezando pelos atravessamentos, pela história de vida e de como essas pessoas – aprendizes da escola de teatro – pensam o mundo.
Descargas
Citas
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Tentando definir o Teatro na Comunidade. DAPesquisa, Florianópolis, v.2, n.4, p. 077-081, 2007.
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Buscando uma interação teatral poética e dialógica com comunidades. Urdimento 4. Universidade do Estado de Santa Catarina, 2002.
CABRAL. Yuri Lima. O espetáculo Alice: Pedagogia do Teatro em discussões de gênero com a juventude. 116 f. 2019. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Universidade do Estado de
Santa Catarina, UDESC, Florianópolis, 2019.
LANA, W. A. M. de. O menino e o céu: o trágico no teatro para a infância e juventude. 91f. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) – Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, 2014. Disponível em:
http://www.facesdecultura.com/p/pontos-de-cultura/html. Acesso em: 03 de abril de 2020.
MEIRELLES, Renata. Território do Brincar – diálogo com escolas.
São Paulo: Instituto Alana, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.