Teatro nas fronteiras: descentralizando o teatro no interior de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521232020206Keywords:
teatro na comunidade, Escola de Teatro Faces, contextos teatrais no interior de Mato Grosso, teatro para infância e juventude, ensino de teatroAbstract
Este relato propõe um olhar para o teatro que é feito nas bordas, nas fronteiras das comunidades. Abordo aqui experiências como professora-artista em um teatro realizado na e com a comunidade no interior do Estado de Mato Grosso. Esse olhar visa refletir quais foram os caminhos traçados pelo Teatro Faces para construir e potencializar o teatro na comunidade através da descentralização do acesso as ações da Escola de Teatro Faces em Primavera do Leste. Contextualizando a partir de suas poéticas e práticas teatrais para infância e juventude um diálogo com a comunidade, prezando pelos atravessamentos, pela história de vida e de como essas pessoas – aprendizes da escola de teatro – pensam o mundo.
Downloads
References
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Tentando definir o Teatro na Comunidade. DAPesquisa, Florianópolis, v.2, n.4, p. 077-081, 2007.
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Buscando uma interação teatral poética e dialógica com comunidades. Urdimento 4. Universidade do Estado de Santa Catarina, 2002.
CABRAL. Yuri Lima. O espetáculo Alice: Pedagogia do Teatro em discussões de gênero com a juventude. 116 f. 2019. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Universidade do Estado de
Santa Catarina, UDESC, Florianópolis, 2019.
LANA, W. A. M. de. O menino e o céu: o trágico no teatro para a infância e juventude. 91f. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) – Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, 2014. Disponível em:
http://www.facesdecultura.com/p/pontos-de-cultura/html. Acesso em: 03 de abril de 2020.
MEIRELLES, Renata. Território do Brincar – diálogo com escolas.
São Paulo: Instituto Alana, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.