Os mapas que Marcia me mostrou: a metodologia do Mapa da Vida no trabalho com o teatro na comunidade

Autores/as

  • Aline Maria Lauermann Mestranda em Teatro no Programa de Pós Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT/UDESC).

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092521232020290

Palabras clave:

Mapas da Vida, teatro, comunidades, teatro comunitário

Resumen

Este relato apresenta quatro experiências distintas com a metodologia do Mapa da Vida, sendo elas uma oficina realizada no ano de 2015, o desenvolvimento do meu Trabalho de Conclusão de Curso (2017), a disciplina Teatro em Contextos Específicos (2019) e o meu estágio docência (2019). Pretendo revisitar essas experiências que contribuíram na formulação do meu entendimento sobre o trabalho no contexto comunitário, assim como refletir acerca das possibilidades pedagógicas que a metodologia oferece para aqueles que pretendem atuar nesse campo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Maria Lauermann, Mestranda em Teatro no Programa de Pós Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT/UDESC).

Mestranda em Teatro no Programa de Pós Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT/UDESC), na linha de pesquisa Teatro, Sociedade e Criação Cênica. Licenciada em Teatro (2017) pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, participou como bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (2015-2017). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, comunidade e movimentos sociais

Citas

BEZELGA, I. Facilitadores Teatrais nos contextos das culturas populares. In: J. Pereira, M. Vieites & M. Lopes (coord.), Teatro do Oprimido: teorias, técnicas e metodologias para a intervenção social, cultural e educativa no século XXI, p. 187-202, 2013.

HARVEY, David. A liberdade da cidade. VAINER, Carlos; HARVEY, David; MARICATO, Ermínia, et al. Cidades rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Col. Tinta Vermelha, Boitempo, p. 47-61, 2013.

HOLLOWAY, John. Fissurar o capitalismo. São Paulo: Publisher Brasil, 2013.

NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Buscando uma interação teatral poética e dialética com comunidades. Urdimento-Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 4, p. 70-89, 2002.

. Teatro e Comunidade. In: FLORENTINO, Adilsom; TELLES, Narciso. Cartografias do Ensino de Teatro: das idéias às práticas. Uberlândia: UDUFU, p. 173-183, 2008.

. Teatro com meninos e meninas de ruas. São Paulo: Perspectiva, 2008.

. Tentando definir o Teatro na Comunidade. Anais ABRACE, v. 8, n. 1, 2007.

. Ventoforte: no teatro em comunidades. Florianópolis, SC: Letras Contemporâneas, 2015.

TEIXEIRA, Tânia Márcia Baraúna. Dimensões sócio educativas do Teatro do Oprimido Paulo Freire e Augusto Boal. Universitat Autònoma de Barcelona, 2008.

BEZELGA, I. Facilitadores Teatrais nos contextos das culturas populares. In: J. Pereira, M. Vieites & M. Lopes (coord.), Teatro do Oprimido: teorias, técnicas e metodologias para a intervenção social, cultural e educativa no século XXI, p. 187-202, 2013.

HARVEY, David. A liberdade da cidade. VAINER, Carlos; HARVEY, David; MARICATO, Ermínia, et al. Cidades rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Col. Tinta Vermelha, Boitempo, p. 47-61, 2013.

HOLLOWAY, John. Fissurar o capitalismo. São Paulo: Publisher Brasil, 2013.

NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Buscando uma interação teatral poética e dialética com comunidades. Urdimento-Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 4, p. 70-89, 2002.

. Teatro e Comunidade. In: FLORENTINO, Adilsom; TELLES, Narciso. Cartografias do Ensino de Teatro: das idéias às práticas. Uberlândia: UDUFU, p. 173-183, 2008.

. Teatro com meninos e meninas de ruas. São Paulo: Perspectiva, 2008.

. Tentando definir o Teatro na Comunidade. Anais ABRACE, v. 8, n. 1, 2007.

. Ventoforte: no teatro em comunidades. Florianópolis, SC: Letras Contemporâneas, 2015.

TEIXEIRA, Tânia Márcia Baraúna. Dimensões sócio educativas do Teatro do Oprimido Paulo Freire e Augusto Boal. Universitat Autònoma de Barcelona, 2008.

Publicado

2020-08-14

Cómo citar

LAUERMANN, Aline Maria. Os mapas que Marcia me mostrou: a metodologia do Mapa da Vida no trabalho com o teatro na comunidade. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 290–304, 2020. DOI: 10.5965/2358092521232020290. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/17354. Acesso em: 22 nov. 2024.