Os mapas que Marcia me mostrou: a metodologia do Mapa da Vida no trabalho com o teatro na comunidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521232020290Palabras clave:
Mapas da Vida, teatro, comunidades, teatro comunitárioResumen
Este relato apresenta quatro experiências distintas com a metodologia do Mapa da Vida, sendo elas uma oficina realizada no ano de 2015, o desenvolvimento do meu Trabalho de Conclusão de Curso (2017), a disciplina Teatro em Contextos Específicos (2019) e o meu estágio docência (2019). Pretendo revisitar essas experiências que contribuíram na formulação do meu entendimento sobre o trabalho no contexto comunitário, assim como refletir acerca das possibilidades pedagógicas que a metodologia oferece para aqueles que pretendem atuar nesse campo.
Descargas
Citas
BEZELGA, I. Facilitadores Teatrais nos contextos das culturas populares. In: J. Pereira, M. Vieites & M. Lopes (coord.), Teatro do Oprimido: teorias, técnicas e metodologias para a intervenção social, cultural e educativa no século XXI, p. 187-202, 2013.
HARVEY, David. A liberdade da cidade. VAINER, Carlos; HARVEY, David; MARICATO, Ermínia, et al. Cidades rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Col. Tinta Vermelha, Boitempo, p. 47-61, 2013.
HOLLOWAY, John. Fissurar o capitalismo. São Paulo: Publisher Brasil, 2013.
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Buscando uma interação teatral poética e dialética com comunidades. Urdimento-Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 4, p. 70-89, 2002.
. Teatro e Comunidade. In: FLORENTINO, Adilsom; TELLES, Narciso. Cartografias do Ensino de Teatro: das idéias às práticas. Uberlândia: UDUFU, p. 173-183, 2008.
. Teatro com meninos e meninas de ruas. São Paulo: Perspectiva, 2008.
. Tentando definir o Teatro na Comunidade. Anais ABRACE, v. 8, n. 1, 2007.
. Ventoforte: no teatro em comunidades. Florianópolis, SC: Letras Contemporâneas, 2015.
TEIXEIRA, Tânia Márcia Baraúna. Dimensões sócio educativas do Teatro do Oprimido Paulo Freire e Augusto Boal. Universitat Autònoma de Barcelona, 2008.
BEZELGA, I. Facilitadores Teatrais nos contextos das culturas populares. In: J. Pereira, M. Vieites & M. Lopes (coord.), Teatro do Oprimido: teorias, técnicas e metodologias para a intervenção social, cultural e educativa no século XXI, p. 187-202, 2013.
HARVEY, David. A liberdade da cidade. VAINER, Carlos; HARVEY, David; MARICATO, Ermínia, et al. Cidades rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Col. Tinta Vermelha, Boitempo, p. 47-61, 2013.
HOLLOWAY, John. Fissurar o capitalismo. São Paulo: Publisher Brasil, 2013.
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Buscando uma interação teatral poética e dialética com comunidades. Urdimento-Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 4, p. 70-89, 2002.
. Teatro e Comunidade. In: FLORENTINO, Adilsom; TELLES, Narciso. Cartografias do Ensino de Teatro: das idéias às práticas. Uberlândia: UDUFU, p. 173-183, 2008.
. Teatro com meninos e meninas de ruas. São Paulo: Perspectiva, 2008.
. Tentando definir o Teatro na Comunidade. Anais ABRACE, v. 8, n. 1, 2007.
. Ventoforte: no teatro em comunidades. Florianópolis, SC: Letras Contemporâneas, 2015.
TEIXEIRA, Tânia Márcia Baraúna. Dimensões sócio educativas do Teatro do Oprimido Paulo Freire e Augusto Boal. Universitat Autònoma de Barcelona, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.