Os mapas que Marcia me mostrou: a metodologia do Mapa da Vida no trabalho com o teatro na comunidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521232020290Keywords:
Mapas da Vida, teatro, comunidades, teatro comunitárioAbstract
Este relato apresenta quatro experiências distintas com a metodologia do Mapa da Vida, sendo elas uma oficina realizada no ano de 2015, o desenvolvimento do meu Trabalho de Conclusão de Curso (2017), a disciplina Teatro em Contextos Específicos (2019) e o meu estágio docência (2019). Pretendo revisitar essas experiências que contribuíram na formulação do meu entendimento sobre o trabalho no contexto comunitário, assim como refletir acerca das possibilidades pedagógicas que a metodologia oferece para aqueles que pretendem atuar nesse campo.
Downloads
References
BEZELGA, I. Facilitadores Teatrais nos contextos das culturas populares. In: J. Pereira, M. Vieites & M. Lopes (coord.), Teatro do Oprimido: teorias, técnicas e metodologias para a intervenção social, cultural e educativa no século XXI, p. 187-202, 2013.
HARVEY, David. A liberdade da cidade. VAINER, Carlos; HARVEY, David; MARICATO, Ermínia, et al. Cidades rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Col. Tinta Vermelha, Boitempo, p. 47-61, 2013.
HOLLOWAY, John. Fissurar o capitalismo. São Paulo: Publisher Brasil, 2013.
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Buscando uma interação teatral poética e dialética com comunidades. Urdimento-Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 4, p. 70-89, 2002.
. Teatro e Comunidade. In: FLORENTINO, Adilsom; TELLES, Narciso. Cartografias do Ensino de Teatro: das idéias às práticas. Uberlândia: UDUFU, p. 173-183, 2008.
. Teatro com meninos e meninas de ruas. São Paulo: Perspectiva, 2008.
. Tentando definir o Teatro na Comunidade. Anais ABRACE, v. 8, n. 1, 2007.
. Ventoforte: no teatro em comunidades. Florianópolis, SC: Letras Contemporâneas, 2015.
TEIXEIRA, Tânia Márcia Baraúna. Dimensões sócio educativas do Teatro do Oprimido Paulo Freire e Augusto Boal. Universitat Autònoma de Barcelona, 2008.
BEZELGA, I. Facilitadores Teatrais nos contextos das culturas populares. In: J. Pereira, M. Vieites & M. Lopes (coord.), Teatro do Oprimido: teorias, técnicas e metodologias para a intervenção social, cultural e educativa no século XXI, p. 187-202, 2013.
HARVEY, David. A liberdade da cidade. VAINER, Carlos; HARVEY, David; MARICATO, Ermínia, et al. Cidades rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Col. Tinta Vermelha, Boitempo, p. 47-61, 2013.
HOLLOWAY, John. Fissurar o capitalismo. São Paulo: Publisher Brasil, 2013.
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Buscando uma interação teatral poética e dialética com comunidades. Urdimento-Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 4, p. 70-89, 2002.
. Teatro e Comunidade. In: FLORENTINO, Adilsom; TELLES, Narciso. Cartografias do Ensino de Teatro: das idéias às práticas. Uberlândia: UDUFU, p. 173-183, 2008.
. Teatro com meninos e meninas de ruas. São Paulo: Perspectiva, 2008.
. Tentando definir o Teatro na Comunidade. Anais ABRACE, v. 8, n. 1, 2007.
. Ventoforte: no teatro em comunidades. Florianópolis, SC: Letras Contemporâneas, 2015.
TEIXEIRA, Tânia Márcia Baraúna. Dimensões sócio educativas do Teatro do Oprimido Paulo Freire e Augusto Boal. Universitat Autònoma de Barcelona, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.