CONSERVATÓRIOS ESTADUAIS MINEIROS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA A PROJETOS, PARCERIAS E CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO BÁSICO

Autores/as

  • Denise Coimbra Alves

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092517172017146

Palabras clave:

conservatório de música, políticas públicas , capacitação de docente

Resumen

Neste recorte de minha dissertação de Mestrado (Prof-Artes), sintetizo a cronologia das ações da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, que envolveram os Conservatórios Estaduais de Música, com definidos propósitos de atendimento à escolarização básica obrigatória, desde a formação de Professores de Música, seguida de projetos e parcerias. Concluo com o relato de minha participação na elaboração, implantação e como professora do Curso de Extensão em Educação Musical, em 2012, no Conservatório Estadual de Juiz de Fora, destinado à capacitação de professores estaduais não especialistas em Música, para inserção da Música no âmbito escolar em cumprimento da Lei n. 11.769/2008. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, D. C. Conservatório Estadual de Música de Juiz de Fora: história e políticas atuais de capacitação de professores. 2016. 177f. (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016.

BELLOCHIO, C. R. Educação musical e Pedagogia: mapeamento em Anais da ABEM (2001-2011). In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM,

, 2015, Natal. Anais... Natal: ABEM, 2015.

BORGES, A. H.. Projetos de Integração “Música na Escola”: situando o ensino musical básico no Estado de Minas Gerais. Encontro Nacional da ABEM, XVII, 2008. São Paulo. Anais... São Paulo: ABEM, 2008.

BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1961.

LEI Nº 5.692, DE 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília: MEC, 1971.

. Ministério da Educação e Cultura. Federação das Escolas Isoladas do Estado do Rio de Janeiro. Boletim n. 049. Portaria n. 723. Autorização para emitir registros de Professor de Educação Musical e Professor de disciplinas específicas dos Cursos Técnicos de Música. Brasília: MEC, 1977. Disponível em http://

urca.unirio.br/Conteudo/Reitoria/docs/PDFBoletins1977/Bol4977.pdf. Acesso em 23/05/2016.

. Casa Civil. Subchefia de Assuntos Jurídicos. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Casa Civil, 1996.

. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 2, de 8 de Março de 2004 (Resolução CNE/CES 2/2004). Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de março de 2004, Seção 1, p. 10.

. Casa Civil. Subchefia de Assuntos Jurídicos. Lei n. 11.769 de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei n. 9394/96, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasília: Casa Civil, 2008.

CARMO, S. R. do. (Org.). Conservatórios de Música: Arte e emoção como aliados da educação em Minas. Belo Horizonte, Lições de Minas, 2002.

CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA HAIDÉE FRANÇA AMERICANO. Plano de Curso de Extensão em Educação Musical (CEEM). Juiz de Fora/MG, 2013.

FIGUEIREDO, S. Currículo escolar e educação musical: uma análise das possibilidades e desafios para o ensino de música na escola brasileira na contemporaneidade. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande,v.19, n 37, p. 29-52, jan/jun. 2013.

FONTERRADA, M. A linha e a rede, 1997. O ensino de música diante de novos paradigmas. In: SIMPÓSIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MUSICAL/ENCONTRO REGIONAL SUL ABEM, 1./6., 1997, Londrina.

Anais... Londrina: ABEM, 1997. p.7-17.

. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: UNESP, 2005.

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Reorientação curricular do 1º ao 9º ano: currículo em debate. Sequências didáticas: convite à ação: música. Goiânia: Poligráfica, 2009.

GONÇALVES, L. N. Educar pela música: Um estudo sobre a criação e as concepções pedagógico-musicais dos Conservatórios Estaduais Mineiros na década de 50. 1993. 179f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1993.

GRINGS, A. F. S. Professores do Brasil: motivações e aspirações profissionais. 2015. 180f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.

KATER, C. Por que música na escola?: algumas reflexões. In: JORDÃO, Gisele et al (Coords.). A Música na Escola. São Paulo: Allucci e Associados Comunicações, 2012. p. 42-45 Disponível em http://www.amusicanaescola. com.br/o-projeto.html. Acesso em 25/05/2014.

KRIEGER, E. Descobrindo a Música: ideias para a sala de aula. Porto Alegre: Sulina, 2012.

LOUREIRO, A. M. A. O ensino de música na escola fundamental. 4a Edição. Campinas/SP: Papirus, 2003.

MINAS GERAIS. Lei 811, de 13 de dezembro de 1951. Cria cinco Conservatórios Estaduais de Música. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa, 1951.

. Decreto 3.870, de 08 de setembro de 1952. Aprova o regulamento dos Conservatórios Estaduais de Música. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa, 1952.

. Decreto 11.600, de 14 de janeiro de 1969. Aprova o regulamento dos Conservatórios Estaduais de Música. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa, 1969.

. Secretaria de Estado de Educação. Proposta Curricular - Conteúdo Básico Comum (CBC): Arte. Belo Horizonte: SEE, 2005a. Disponível em http://crv.sistti.com.br/sistema_crv_dotnet/banco_objetos_ crv/%7B81BD08C9-B1A8-46F3-BBE4-CC9C6E0F6319%7D_proposta-

curricular_arte_ef.pdf. Acesso em 20/02/2016.

. Secretaria do Estado de Educação. Resolução n. 718, de 18 de novembro de 2005. Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino de música nos Conservatórios Estaduais de Música e dá outras providências. Belo Horizonte: SEE, 2005b.

. Lei Complementar n. 100, de 05 de novembro de 2007. Institui a Unidade de Gestão Previdenciária Integrada – Ugeprevi – do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Minas Gerais e do Regime Próprio de Previdência dos Militares do Estado de Minas Gerais e o Conselho Estadual de Previdência – Ceprev -, altera a Lei Complementar n° 64, de 25 de março de 2002 e dá outras providências. Belo Horizonte, 2007.

. Secretaria de Estado de Educação. Orientação aos Conservatórios Estaduais de Música. A Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional e Diretoria de Projetos Especiais Orientam às Superintendências Regionais de Ensino e aos Conservatórios Estaduais de Música sobre a organização e o funcionamento das ações pedagógicas desenvolvidas em 2015a. Belo Horizonte: SEE, 2015.

MOTA, B. M. A. Retrospectiva histórica do Conservatório Estadual de Música “Haidée França Americano”. Juiz de Fora/MG: FUNALFA, 2006.

MOURA, J. A. et al. Projeto Música na Escola: proposta para a implantação do ensino de música nas escolas da rede pública do Estado de Minas Gerais. In: ABEM. Fundamentos da Educação Musical. Série 4. Salvador: ABEM, Out./1998. p.102-105.

MOURA, J. A. Projeto Música na Escola: 1997 a 1999. In: OLIVEIRA, A.; CAJAZEIRA, R. (Org.). Educação Musical no Brasil. Salvador: P&A, 2007. p.178-180.

PEREIRA, M. V. M. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, Londrina, v.22, n. 32, p. 90-103, 2014.

PIMENTEL, M. O. Q. Traços de percursos de inserção profissional: um estudo sobre egressos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais. 2015. 185f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.

REIS, S. L. F. Escola de Música da UFMG: um estudo histórico (1925– 1970). Belo Horizonte: Ed. Luzazul/Ed. Santa Edwiges, 1993.

RIBEIRO, M. O. O projeto conservatório na rua na perspectiva de alunos de 4º e 5º anos de uma escola pública de Montes Claros (MG). 2012. 121p. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília. Brasília, 2012.

SCHAFER, R. M. O Ouvido Pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.

. R.M. Educação Sonora: 100 exercícios de escuta e criação de sons. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.

SOARES, J.; SCHAMBECK, R. F.; FIGUEIREDO, S. O projeto de

pesquisa “A formação do professor de música no Brasil”. In: SOARES, J.; SCHAMBECK, R. F.; FIGUEIREDO, S. (Org.). A formação do professor de música no Brasil. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014. p. 33-63.

Publicado

2017-12-28

Cómo citar

ALVES, Denise Coimbra. CONSERVATÓRIOS ESTADUAIS MINEIROS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA A PROJETOS, PARCERIAS E CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO BÁSICO. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 146–159, 2017. DOI: 10.5965/2358092517172017146. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/11653. Acesso em: 22 nov. 2024.