Sábia no sábio é a atitude

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/235809252812024e05099

Keywords:

Theater, Theater pedagogy, Ingrid Dormien Koudela

Abstract

The career of the artist, researcher and woman Ingrid Dormie Koudela is the subject of the reflections in this article. Fragments of memory related to the greatness of her work and her academic life are presented throughout the text. The importance of I.D.K.'s work in the artistic, cultural and educational training of children, young people and educators is highlighted, considering her pioneering role in discussions about theatre pedagogy in Brazil. More than fifty years dedicated to theatre and its imbrications with education are revisited.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

JOAQUIM GAMA, Centro de Estudos Arnaldo Araujo - CEAA

Pós-doutoramento - Diálogos curriculares a caminho da construção de uma proposta decolonial para o ensino de Teatro, projeto de pesquisa aprovado pela Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas - ECA/USP, sob a Supervisão da Profa. Dra. Elizabeth Silva Lopes. Doutor em Artes, no programa de Artes Cênicas, área de concentração Pedagogia do Teatro, pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2010), Sob a orientação da Profa. Dra. Ingrid Dormien Koudela. Licenciado em Pedagogia, com habilitações em Administração Escolar e Supervisão Escolar. Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Especialista em Teatro Dança pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Graduado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, licenciado em Artes Cênicas. Investigador do Centro de Estudo Arnaldo Araujo - CEAA/ESAP, Porto, Portugal. Professor de Arte e Educação no curso de Pedagogia, na Faculdade São Bernardo - FASB. Autor do Livro "Alegoria em jogo - a encenação como prática pedagógica", Editora Perspectiva, SP. Professor de Arte na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atuou entre 2001 e 2015 como docente da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo ECA/USP, disciplinas Jogos Teatrais, Teatro e Educação e Pedagogia e Processos de Criação. Atuou como Coordenador Pedagógico da SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco (2010 - 2020) e como Diretor Escolar na mesma instituição (2020 - 2023). Desenvolve investigações na área da Pedagogia, Currículo e Arte.

References

BENJAMIN, W. Origem do drama Barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018a. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998b.

BRECHT, Bertolt. Histórias do Sr. Keuner. São Paulo: Editora 34, 2006.

CAVALCANTE, K. L. Fundamentos da filosofia Ubuntu: afroperspectivas e o humanismo africano. Revista Semiárido De Visu, Petrolina, v. 8, n. 2, p. 184-192, 2020, disponível em: https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br/ojs2/index.php/semiaridodevisu/article/view/1094/458

GAMA, J. C. M. Alegoria em Jogo. A Encenação como Prática Pedagógica. SP: Ed. Perspectiva, 2016.

KOUDELA, I. D. Alegoria com miúdos - quando o teatro é tema do teatro. São Paulo: Perspectiva, obra no prelo.

___________. Maria Alice Vergueiro: a acadêmica: Licenciatura no Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Revista sala preta. Vol. 20; n. 1; 2020. Disponível em https://repositorio.usp.br/directbitstream/6c3fc3f4-38f9-4592-b02c-e5fc8ff96389/003002774.pdf

___________. Texto e Jogo. S.P.: Ed. Perspectiva, 2010.

___________. Brecht: um jogo de Aprendizagem. SP: Ed. PerspectivaEDUSP, 2011.

___________. Jogos Teatrais. S.P.: Ed. Perspectiva, 1984.

LONDERO, Elen de Fatima. Estação SP – experiência e expansão da prática performativa a partir do sistema pedagógico da SP Escola de Teatro. Dissertação (Mestrado em Artes) – Departamento de Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-18122023-171225/publico/ElendeFatimaLonderoOriginal.pdf

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

SPOLIN, V. O Fichário de Viola Spolin. Tradução e Introdução: Ingrid Koudela SP: Ed. Perspectiva, 2001.

________. Jogos teatrais na sala de aula – o livro do professor. Tradução e Introdução: Ingrid Koudela SP: Ed. Perspectiva, 2007.

___________. Improvisação para o Teatro. SP: Perspectiva, 2012 (5ª ed.).

Published

2024-08-26

How to Cite

GAMA, JOAQUIM. Sábia no sábio é a atitude. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 28, n. 01, 2024. DOI: 10.5965/235809252812024e05099. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/25099. Acesso em: 20 dec. 2024.