The different natures of the same object

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701292024014

Keywords:

history, memory, Móin-Móin journal, object theater, puppetry

Abstract

The text presents Móin -Móin - Journal of Studies in the Arts of Puppetry 29th edition, with has the theme “Object Theater, Memory and History” and their context of composition, showing the main questions that induces the authors and presents a synthesis of the published articles.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo César Balardim Borges

Professor Associado na área de Prática Teatral - Teatro de Animação, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes - CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Atualmente coordena o Programa de Extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense, o qual tem como principal ação a edição da Móin-Móin - Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas. Pós- Doutorado em Teatro de Animação (Université Paul Valéry - Montpellier III), Doutorado em Artes Cênicas (PPGT / UDESC), Mestrado em Artes Cênicas (PPGAC / UFRGS) e licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (ULBRA).

Katy Deville

Atriz, cantora, marionetista, Katy Deville também é diretora. Ao longo dos anos, Katy tem permanecido
fiel, em suas criações, ao teatro de objetos. Com o objetivo de desenvolvimento dessa linguagem, fundou em 1979, com Christian Carrignon, o Théâtre de Cuisine. A partir de então, o grupo é considerado como referência na Europa. Desde 1999, Katy Deville oferece laboratórios e workshops da companhia, compartilhando seu processo de criação. De 1988 a 1992, parte em tourné com Philippe Genty e o espetáculo Dérives. Em 1993, estabelece a companhia na Friche Belle de Mai, em Marseille (França).

Christian Carrignon

Carrignon (nascido em Paris em 1948) funda com Katy Deville a companhia Théâtre de Cuisine,
em 1979. A partir de então, vem desenvolvendo o teatro de objetos em amplas frentes, tanto como ator quanto como pesquisador, dramaturgo e diretor. O Théâtre de Cuisine criou cerca de vinte espetáculos em vinte anos e, em 1993, estabeleceu-se em uma residência permanente no Friche La Belle de Mai, em Marseille. Christian Carrignon também ministra workshops e publica artigos sobre o teatro de objetos. 

Liliana Pérez Recio, Santa Catarina State University

Doctor in Theater by the Graduate Program of the State University of Santa Catarina - UDESC
is a theater director and puppeteer actress. She holds a BA in Theater from Instituto Superior de Arte (2000)
in Havana, Cuba and a Degree in Theater from the Instituto ìtalo Brasileiro, São Paulo, 2022.
She was a member of the cast of Teatro Nacional de Guiñol for nine years.
She has worked as an actress in cinema, radio and television in Cuba.
She founded El Arca Teatro Museo de Títeres, 2010 in Havana. It deals with animation theater and cultural heritage management.

Fabiana Lazzari

Professora Adjunta do Departamento de Artes Cênicas-CEN e do Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas-PPGCEN, do Instituto de Artes-IdA, da UnB. Coordena o Proj. de Extensão de Ação Continuada LATA-Laboratório de Teatro de Formas Animadas e do Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPq-
LATA/UnB. Doutora e Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro- PPGT/UDESC. Licenciada em Educação Artística-Habilitação em Artes Cênicas (UDESC). Bacharel em Educação Física (UDESC). Atriz, Sombrista, Arte-educadora, Gestora e Produtora Cultural e fundadora da entreAberta Cia Teatral e do SKIA-Espaço da Sombra.

References

BERGSON, Henri. O riso, ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983. Traduzido da 375o. Edição francesa, publicada em 1978 por Presses Universitaires de France. Tradução: Nathanael C. Caixeiro

QUÉRUEL, Anne-Marie. Arts Visuels & Marionnettes et Théâtres d’Objets. Caen: Canopé Editions, 2014.

LEONARDELLI, Patrícia. Teatralidade e Performatividade: espaços em devir, espaços do devir. Cena, [S. l.], n. 10, 2012. DOI: 10.22456/22363254.20891. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/20891. Acesso em: 2 abr. 2024.

MATTÉOLI, Jean-Luc. L’objet pauvre: mémoire et quotidienne sur les scènes contemporaines françaises. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2011.

CARRIGNON, Christian. Le théâtre d’objet: mode d’emploi. Agôn (online), Dossiers, N°4: L'objet, Le jeu et l'objet: dossier artistique, 2011. Disponível em: https://journals.openedition.org/agon/2079.

Published

2024-05-10

How to Cite

BORGES, Paulo César Balardim; DEVILLE, Katy; CARRIGNON, Christian; RECIO, Liliana Pérez; LAZZARI, Fabiana. The different natures of the same object. Móin-Móin Magazine - Studies in the Art of Puppetry, Florianópolis, v. 1, n. 29, p. 14–24, 2024. DOI: 10.5965/2595034701292024014. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/25566. Acesso em: 17 jul. 2024.

Most read articles by the same author(s)