Artesanato e Moda: uma contribuição ao processo

Autores/as

  • Maria Aparecida Clemencio Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x02032009168

Palabras clave:

Moda, Artesanato, consumo e moda, artesanato e moda

Resumen

O objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre a utilização de produtos artesanais como fator de diferenciação e agregação de valor às vestimentas e aos acessórios. Busca, ainda, entender de que forma os produtos artesanais podem ser inseridos em uma produção industrial massificada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARROSO, Eduardo. O que é artesanato. Disponível em URL: http://www.eduardobarroso.com.br, 2000.

______. Identidade cultural e artesanato. Disponível em URL: http://www.portaldigital.com.br, 2000.

Funarte. Artesanato brasileiro. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1978.

Harvey, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1993.

LIMA, Ricardo Gomes. Artesanato e arte popular: duas faces de uma mesma moeda? Disponível em URL: http://www.cnfcp.gov.br/pdf/Artesanato/Artesanato_e_Arte_Pop/CNFCP_Artesanato_Arte_Popular_Gomes_Lima.pdf,2003

LIPOVETSKY, Guilles. O Império do Efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

RYBALOWSKI, Tatiana Messer; MAGALHÃES, Claudio Freitas de. A Gestão da diferenciação do produto de moda: a inserção do artesanal na confecção industrial. Rio de Janeiro, 2008. 165p. Dissertação de Mestrado - Departamento de Artes & Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

______. O caráter artesanal do produto de moda: as fronteiras entre o manual e o artesanal nos produtos diferenciados de moda. Disponível em URL: www.ceart.udesc.br/modapalavra/edicao3/artigos.php.

Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Termo de Referência Comércio Justo. Brasília: SEBRAE, 2005.

Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Programa SEBRAE de Artesanato: Termo de Referência. Brasília: SEBRAE, 2004. 77p.

Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Termo de Referência Atuação do Sistema SEBRAE no Artesanato. Brasília: SEBRAE, 2010.

Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Termo de Referência Atuação do Sistema SEBRAE para Comércio Justo. Brasília: SEBRAE, 2005.

SILVA, Heliana Marinho. Por uma teorização das organizações de produção artesanal: habilidades produtivas nos caminhos singulares do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 2006. Tese de doutorado – FGV.

______. Artesanato: tendências do segmento e oportunidades de negócios. Disponível em URL: http://www.sebrae.com.br.

Publicado

2009-01-01

Cómo citar

CLEMENCIO, Maria Aparecida. Artesanato e Moda: uma contribuição ao processo. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 2, n. 3, 2009. DOI: 10.5965/1982615x02032009168. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7787. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Ensayo