O ciclo de vida dos produtos artesanais têxteis e do vestuário de tradição doméstica, seus processos e a sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0002Palavras-chave:
produção artesanal têxtil, sustentabilidade têxtil, análise de ciclo de vidaResumo
O artigo apresenta a análise qualitativa de ciclo de vida de produtos artesanais têxteis. Foram feitas entrevistas com artesãs da região de Ipameri em Goiás e análise do ciclo de vida pelo modelo proposto por Fletcher. Na revisão da literatura verificou-se que diversos autores publicaram pesquisas sobre sustentabilidade da produção artesanal de têxteis no mundo e também sobre os materiais e processos utilizados na produção artesanal de têxteis no interior do Brasil, mas ao que se saiba a análise do ciclo de vida dos produtos que foram produzidos de forma artesanal no Brasil é inédita. A pesquisa é importante para o registro histórico e também para incentivar a produção sustentável de têxteis de forma artesanal. Na pesquisa foram revelados e sistematizados os procedimentos e materiais utilizados na produção dos têxteis. A análise do ciclo de vida foi feita de forma qualitativa demonstrando o menor impacto ambiental frente ao modo industrializado. A pesquisa mostra a importância para a sustentabilidade dos produtos feitos de forma artesanal nas dimensões ambiental e social. Os produtos artesanais incentivam um uso mais duradouro do produto minimizando o uso e descarte de materiais e energia. A produção artesanal pode ser uma alternativa de modelo de produção mais sustentável.
Downloads
Referências
BORGES, A. Design+ Artesanato: o caminho brasileiro. São Paulo,SP: Editora Terceiro Nome, 2011.
CAMARGO, A.L.B. Desenvolvimento sustentável: dimensões e desafios. Campinas: Papirus, 2005.
CAO, H.; FOLAN, P. Product life cycle: the evolution of a paradigm and literature review from 1950–2009. Production Planning & Control, v. 23, n. 8, p. 641-662, 2012.
CASCUDO, L.C. Rede de dormir. São Paulo: Global, 2015.
FLETCHER, K.; GROSE, L. Moda & Sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
FLICK, U. Desenho de pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GARCIA, M. M. Tecelagem artesanal: estudo etnográfico em Hidrolândia-Goiás. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 1981.
GEISEL, A.L.; LODY, R.G.M. Artesanato brasileiro: tecelagem. Rio de Janeiro: FUNARTE Instituto Nacional do Folclore, 1983.
GIL,A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social (2. ed.). São Paulo: Editora Atlas SA, 1989.
GUATTARI,F. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.
HOLANDA,S.B.Caminhos e fronteiras (3.ed.).São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
HUI,Y. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
JARZOMBEK,M.M. Architecture of first societies: A global perspective. John Wiley & Sons, 2014.
LEAL,O. Viagem às terras goyanas (Brazil Central). Lisboa: Typographia Minerva Central, 1892.
MARCONI,M. A. Achegas ao estudo do artesanato de colchas de Franca. Franca: Diário de Franca, 1981.
MAZOYER, M.,& ROUDART, L. Histórias das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. São Paulo:UNESP, 2010.
MIRANDOLA, N.S.A. As tecedeiras de Goiás: estudo linguístico, etnográfico e folclórico. CEGRAF/UFG, 1993.
PEZZOLO, D.B. Tecidos: história, tramas, tipos e usos. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2019.
PORTO-GONÇALVES, C.W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
SACHS,J.D. A era do desenvolvimento sustentável. Actual, 2017.
SALCEDO, E. Moda ética para um futuro sustentável. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2014.
SILVA, C.L. Desenvolvimento sustentável: um modelo analítico integrado e adaptativo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
SOBREIRA, M.A.S. O estudo de têxteis no Brasil: uma pesquisa bibliométrica na base de dados Scielo. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, v. 12, n. 25, p. 213–229, 2019.
TORTORA, P. G.; EUBANK, K. Survey of historic costume. 4. ed. Nova Iorque: Fairchild Publications, Inc, 2005.
VEIGA, J.E. A desgovernança mundial da sustentabilidade. Editora 34, 2013.
VEZZOLI, C.; MANZINI, E. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lívia Teixeira Duarte, João Paulo Pereira Marcicano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.