Masculinidades en editoriales fotográficos: comunicación, moda y género en la Fucking Young!

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x171432024145

Palabras clave:

Moda, comunicación, Género, Periodismo de Moda, Análisis de contenido

Resumen

El artículo examina los cambios en las representaciones de masculinidades en los editoriales fotográficos de moda de 2015 y 2023, utilizando el análisis del discurso (Bardin, 1977) en editoriales de la plataforma/revista Fucking Young!.Se analizaron un total de 274 editoriales de 2015 y tres de 2023. Los resultados mostraron evoluciones en las representaciones, con énfasis en las prácticas deportivas, la celebración de un cuerpo saludable y la conexión con la naturaleza, desafiando los paradigmas de género. Sin embargo, persiste una preferencia por modelos de piel blanca, marginando a aquellos con piel negra. Se concluye que las representaciones masculinas están en transformación, reflejando cambios culturales. A pesar de los avances, existen desafíos para promover una representación más inclusiva y diversa. El estudio es un resultado parcial, sugiriendo investigaciones futuras para comprender mejor estos cambios a lo largo del tiempo.

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Biografía del autor/a

Daniel Keller, Universidade Feevale

graduação em Design de Moda e Tecnologia pela Universidade Feevale (2010) e atualmente estou cursando Ciências Sociais. Concluí meu mestrado em Processos e Manifestações Culturais na mesma instituição em 2016. Atualmente, estou realizando o doutorado no mesmo programa de pós-graduação. Além disso, possuo especializações em áreas complementares que enriquecem minha formação: Gestão de Varejo pelo Senac e Psicologia Social e Antropologia pela FAMEESP. Essa variedade de formações proporciona uma perspectiva ampla e interdisciplinar para abordar questões no campo da cultura, comunicação e memória, integrando tanto a perspectiva do design e da tecnologia quanto a compreensão das dinâmicas sociais e comportamentais no contexto varejista. Essa abordagem multidisciplinar permite uma visão mais completa e inovadora na abordagem dos desafios e oportunidades presentes nas interseções entre design, cultura e varejo.

 

Denise Castilhos de Araújo, Universidade Feevale

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), mestrado em Processos Midiáticos - Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica (2003). Realizou estágio de pós doutoramento na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar de Ciências Humanas. Docente da graduação, nas áreas da Comunicação Social Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo), da Moda e das Letras; e na Pós-Graduação ministrando aulas sobre Gênero, Consumo, Cultura, Fundamentos Epistemológicos da prática docente, e Indústria Criativa. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em imagem, narrativas quadrinizadas, cultura e gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, gênero feminino, mídia, corpo e imagem. Também apresenta grande experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa.

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Publicado

2024-07-01

Cómo citar

KELLER, Daniel; CASTILHOS DE ARAÚJO, Denise. Masculinidades en editoriales fotográficos: comunicación, moda y género en la Fucking Young!. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. N. 43, p. 145–202, 2024. DOI: 10.5965/1982615x171432024145. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24906. Acesso em: 22 nov. 2024.