La vida social del vestido de novia: matrimonio y inversión emocional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0009

Palabras clave:

ritual, cultura material, vestido de novia

Resumen

A partir de un estudio cualitativo, este trabajo busca comprender el significado del matrimonio como institución y ritual para un grupo de mujeres. Entendiendo que el vestido de novia, como cultura material, es un elemento fundamental en la concepción del ritual, la pregunta que surge, a partir del ensayo de Kopytoff sobre la biografía de las cosas, ¿qué pasa con el vestido después de la ceremonia? Para la generación entrevistada, mujeres con entre 50-60 años, el matrimonio es una institución que inspira dudas y lo que sucede con el vestido tiene una estrecha relación con la historia de cada matrimonio y cómo cada mujer percibe el significado de esa institución.

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Biografía del autor/a

Solange Riva Mezabarba, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalhando com as linhas de pesquisa Consumo e Cidades (UFF, 2012), orientada pela Professora Doutora Laura Graziela Gomes. Pesquisadora convidada com bolsa CAPES no ano de 2015 para o pos doutorado na EHESS (École des Hautes Études en Sciences Sociales) em Paris, com a linha de trabalho: migração de executivas brasileiras: trabalho, consumo e apresentação de si sob a orientação da Professora Doutora Mônica Raisa Schpun. Graduada em Comunicação Social pela UFF, com habilitação em Publicidade e Propaganda (1990) e Mestre em Antropologia pela mesma universidade trabalhando com o tema do consumo de moda sob a orientação da Professora Doutora Lívia Barbosa. Possui especializações na area de Marketing e Pesquisa de Mercado, respectivamente pela PUC-RJ (1996) e Uerj (2004). Trabalhou no setor privado durante 15 anos na área de marketing e pesquisa de mercado em empresas de bens de consumo: Gillette; Coca-Cola; Fleischmann, Royal & Nabisco. Professora do Senai Cetiqt no curso Design de Moda (graduação presencial e pós graduação a distância). Professora convidada na ABGC - Associação Brasileira de Gestores Culturais (antropologia do consumo para MBA em Gestão Cultural) e IED - Instituto Europeu de Design (antropologia, pesquisa qualitativa e etnografia para cool hunting). Pesquisadora atuando em projetos independentes. Pesquisadora associada da Associação de Estudos de Consumo e pesquisadora do NEMO - Nucleo de Estudos da Modernidade do PPGA - Programa de Pos-Graduação em Antropologia da UFF (Universidade Federal Fluminense).

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Publicado

2024-05-17

Cómo citar

MEZABARBA, Solange Riva. La vida social del vestido de novia: matrimonio y inversión emocional. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 01–29, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17422024e0009. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24178. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

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Variata