The social life of the bride dress: marriage and emotional investment

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0009

Keywords:

ritual, material culture, wedding dress

Abstract

Based on a qualitative study, this work aims to understand the meaning of marriage as an institution and ritual for a group of women. Understanding that the wedding dress, as a material culture, is a fundamental element in the conception of the ritual, the question that arises, based on Kopytoff’s essay on the biography of things, is what happens to the dress after the ceremony? For the interviewed generation, women between 50-60 years old, marriage is an institution that inspires doubts and what happens to the dress has a close relationship with the history of each marriage and how each woman perceives the meaning of that institution.

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Author Biography

Solange Riva Mezabarba, Fluminense Federal University

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalhando com as linhas de pesquisa Consumo e Cidades (UFF, 2012), orientada pela Professora Doutora Laura Graziela Gomes. Pesquisadora convidada com bolsa CAPES no ano de 2015 para o pos doutorado na EHESS (École des Hautes Études en Sciences Sociales) em Paris, com a linha de trabalho: migração de executivas brasileiras: trabalho, consumo e apresentação de si sob a orientação da Professora Doutora Mônica Raisa Schpun. Graduada em Comunicação Social pela UFF, com habilitação em Publicidade e Propaganda (1990) e Mestre em Antropologia pela mesma universidade trabalhando com o tema do consumo de moda sob a orientação da Professora Doutora Lívia Barbosa. Possui especializações na area de Marketing e Pesquisa de Mercado, respectivamente pela PUC-RJ (1996) e Uerj (2004). Trabalhou no setor privado durante 15 anos na área de marketing e pesquisa de mercado em empresas de bens de consumo: Gillette; Coca-Cola; Fleischmann, Royal & Nabisco. Professora do Senai Cetiqt no curso Design de Moda (graduação presencial e pós graduação a distância). Professora convidada na ABGC - Associação Brasileira de Gestores Culturais (antropologia do consumo para MBA em Gestão Cultural) e IED - Instituto Europeu de Design (antropologia, pesquisa qualitativa e etnografia para cool hunting). Pesquisadora atuando em projetos independentes. Pesquisadora associada da Associação de Estudos de Consumo e pesquisadora do NEMO - Nucleo de Estudos da Modernidade do PPGA - Programa de Pos-Graduação em Antropologia da UFF (Universidade Federal Fluminense).

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Published

2024-05-17

How to Cite

MEZABARBA, Solange Riva. The social life of the bride dress: marriage and emotional investment. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 01–29, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17422024e0009. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24178. Acesso em: 30 jun. 2024.

Issue

Section

Variata