Narrativas de vestir: Moda y Intermedialidad en El cuento de la criada, de Margaret Atwood

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0004

Palabras clave:

literatura e moda, intermidialidade, O conto da aia

Resumen

Este artículo presenta la yuxtaposición de las medias literarias y moda en la construcción de significados sociales, partiendo de la obra El cuento de la criada (ATWOOD, 2017) adaptada para un desfile de moda por la marca Vaquera, relacionada con la serie homónima al libro. Se objetiva analizar las relaciones de intermedialidad entre la construcción narrativa y de las ropas de pasarela, asociando la criticidad de la obra literaria con la adaptación costurada en moldes y tejidos. Se recurrió a Calanca (2011), Clüver (2012), Chevalier y Gheerbrandt (2001), Heller (2013), Moser (2006), Rajewsky (2005), entre otros: la intermedia propulsa las relaciones entre moda y literatura como constructos de sentidos sociales. Analizando elementos verbo-visuales de las vestimentas – de la literatura al desfile, concentrados en la serie –, se observó que los trajes del desfile (re)construyen la crítica de la narrativa de Atwood, transpondo a la indumentaria colores, tejidos y modelajes que discuten conceptos históricamente producidos acerca de los géneros y sus papeles sociales, problematizando el silenciamiento impuesto a las mujeres desde la narrativa literaria.

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Biografía del autor/a

Leticia Barros Soares, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Letras pela Unioeste, graduada em Tecnologia em Design de Moda pela Unicesumar, possui curso em Filmmaking pela New York Film Academy - Australia (2018) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2016).

Lidiane Cossetin Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Letras (UNIOESTE); Mestre em Letras (UNIOESTE/2021) - Linguagem e Sociedade; e Graduada em Letras - Português/Espanhol (UNIOESTE/2018). É especialista em Mídias Digitais para a Educação (UFMT/2022) e em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira (UNINTER/2020). Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais (UNINTER). É professora colaboradora da área de Língua Portuguesa e Língua Espanhola do Instituto Federal do Paraná (IFPR/2021), campus Capanema. É membro dos grupos de pesquisas "Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens" (UNIOESTE/2019) e "Crítica feminista e Autoria feminina: cultura, memória e identidade" (UFGD/2021). Seus estudos voltam-se às Literaturas, Artes, Culturas e Sociedades Latino-americanas, tal como suas Línguas, Linguagens e Expressividades. Com mesmo afinco, estuda e dedica-se enfaticamente como Artista Visual desde 2005 e Escritora desde 2018.

Acir Dias da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Pós Doutorado com pesquisa em memória e documentário (2011) - UNICAMP, doutorado em Educação, Conhecimento, Linguagem e artes pela UNICAMP com doutorado sanduiche pela Università Ca' Foscari - (2003), Mestrado em Educação, Conhecimento, Linguagem e artes pela UNICAMP (1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE. Na Faculdade de Artes do Paraná atuou como coordenador do curso de cinema e vídeo (2012/2014). Também tem experiência em coordenação dos cursos de comunicação social ? Jornalismo e publicidade. É professor efetivo no programa de pós-graduação Linguagem e Sociedade desde 2005 com orientações no mestrado, doutorado e pós-doutorado. Possui experiência na área de literatura comparada, Cultura Linguagem e Arte, Cinema e Critica contemporânea, Educação com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cinema, literatura, interfaces, cinema, estudos comparados e cultura. É editor científico da revista eletrônica Travessias e faz parte do conselho editorial da revistas Línguas e Letras(UNIOESTE), LL Journal - Língua e Literatura (Nova York), Revista científica da Fap e do conselho editorial da Editora - URI Câmpus de Frederico Westphalen - RS. Consultor científico e parecerista da Fundação Araucária Pr, FAPEMIG MG, Editora da Unicamp e outras. Idealizador e atual coordenador da Tv Imago Unioeste e coordena vários projetos de pesquisas e extensão universitária.Tem publicado vários livros e artigos científicos .

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Publicado

2024-03-04

Cómo citar

BARROS SOARES, Leticia; COSSETIN ALVES, Lidiane; DIAS DA SILVA, Acir. Narrativas de vestir: Moda y Intermedialidad en El cuento de la criada, de Margaret Atwood . ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 1–30, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17422024e0004. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/23531. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

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