Narratives to wear: Fashion and intermidiality on Margaret Atwood’s The Handmade’s Tale

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0004

Keywords:

literatura e moda, intermidialidade, O conto da aia

Abstract

Presented here is the union of literature and fashion as media in the construction of social meaning, from The Handmaid’s Tale (ATWOOD, 2017) adapted to Vaquera’s fashion show, connected to the TV show. The objective is to evaluate the intermedia relations between the narrative construction and the runway clothes, associating the criticality of the literary work to the adaptation, sewn into molds and fabrics. It was resorted to Calanca (2011), Clüver (2012), Chevalier and Gheerbrandt (2001), Heller (2013), Moser (2006), Rajewsky (2005), among others: the intermedia propels the relations between fashion and literature as social constructs. Analyzing the clothing’s verb-visual elements - from literature to runway, tied into the series -, it has been observed that runway attires (re)construct Atwood’s narrative criticism, traversing to the garments’ colors, fabrics, and modelings that argue historically produced concepts regarding genders and social roles, problematizing the muzzling imposed to women since its literary narrative.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leticia Barros Soares, Western Paraná State University

Mestranda em Letras pela Unioeste, graduada em Tecnologia em Design de Moda pela Unicesumar, possui curso em Filmmaking pela New York Film Academy - Australia (2018) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2016).

Lidiane Cossetin Alves, Western Paraná State University

Doutoranda em Letras (UNIOESTE); Mestre em Letras (UNIOESTE/2021) - Linguagem e Sociedade; e Graduada em Letras - Português/Espanhol (UNIOESTE/2018). É especialista em Mídias Digitais para a Educação (UFMT/2022) e em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira (UNINTER/2020). Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais (UNINTER). É professora colaboradora da área de Língua Portuguesa e Língua Espanhola do Instituto Federal do Paraná (IFPR/2021), campus Capanema. É membro dos grupos de pesquisas "Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens" (UNIOESTE/2019) e "Crítica feminista e Autoria feminina: cultura, memória e identidade" (UFGD/2021). Seus estudos voltam-se às Literaturas, Artes, Culturas e Sociedades Latino-americanas, tal como suas Línguas, Linguagens e Expressividades. Com mesmo afinco, estuda e dedica-se enfaticamente como Artista Visual desde 2005 e Escritora desde 2018.

Acir Dias da Silva, Western Paraná State University

Possui Pós Doutorado com pesquisa em memória e documentário (2011) - UNICAMP, doutorado em Educação, Conhecimento, Linguagem e artes pela UNICAMP com doutorado sanduiche pela Università Ca' Foscari - (2003), Mestrado em Educação, Conhecimento, Linguagem e artes pela UNICAMP (1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE. Na Faculdade de Artes do Paraná atuou como coordenador do curso de cinema e vídeo (2012/2014). Também tem experiência em coordenação dos cursos de comunicação social ? Jornalismo e publicidade. É professor efetivo no programa de pós-graduação Linguagem e Sociedade desde 2005 com orientações no mestrado, doutorado e pós-doutorado. Possui experiência na área de literatura comparada, Cultura Linguagem e Arte, Cinema e Critica contemporânea, Educação com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cinema, literatura, interfaces, cinema, estudos comparados e cultura. É editor científico da revista eletrônica Travessias e faz parte do conselho editorial da revistas Línguas e Letras(UNIOESTE), LL Journal - Língua e Literatura (Nova York), Revista científica da Fap e do conselho editorial da Editora - URI Câmpus de Frederico Westphalen - RS. Consultor científico e parecerista da Fundação Araucária Pr, FAPEMIG MG, Editora da Unicamp e outras. Idealizador e atual coordenador da Tv Imago Unioeste e coordena vários projetos de pesquisas e extensão universitária.Tem publicado vários livros e artigos científicos .

References

ATWOOD, M. O conto da aia. Rio de Janeiro: Rocco, [1985] 2017.

CALANCA, D. História social da moda. 2. ed. São Paulo: Senac, 2011.

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 16. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.

CLÜVER, C. Intermidialidade. Pós – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 1, n. 2, p. 8-23, 2012.

ROCCO. O conto da aia. Disponível em: https://www.rocco.com.br/livro/o-conto-da-aia. Acesso em: 15 ago. 2023.

FERNANDÉZ, L. Margaret Atwood: “As utopias voltarão porque precisamos imaginar como salvar o mundo”. El País, Barcelona, 29 maio 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/cultura/2021-05-29/margaret-atwood-as-utopias-voltarao-porque-precisamos-imaginar-como-salvar-o-mundo.html%3foutputType=amp. Acesso em: 15 ago. 2023.

FERREIRA, R. F. S. Do papel para o ecrã: o processo de transposição The Handmaid´s Tale para a série. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências de Comunicação) – Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal, 2019.

GAUDREAULT, A.; MARION, P. Transescritura e midiática narrativa: questões de intermidialidade. In: DINIZ, T. F. N. (Org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 107-128.

GHIRARDI, A. L. R.; RAJEWSKY, I; DINIZ, T. F. N. Intermidialidade e referências intermidiáticas: uma introdução. Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 3, p. 11-23, 2020.

HELLER, E. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

MANOVICH, L. The language of new media. Cambrige: MIT, 2001.

MOSER, W. As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade. Aletria – Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 42-65, 2006.

NEWBOLD, A. The Handmaid’s Tale costume designer on dressing Margaret Atwood’s dystopia. British Vogue, [S.l.], 16 jul. 2017.

Disponível em: https://www.vogue.co.uk/gallery/handmaids-tale-costume-designer-ane-crabtree. Acesso em: 15 ago. 2023.

O CONTO da aia (temporada 1). [Seriado]. Direção: Mike Barker, Kari Skogland, Reed Morano, Kate Dennis, Floria Sigsmondi. Canadá: Hulu, 2017.

RAJEWSKY, I. Intermediality, intertextuality, and remediation: a literary perspective on intermediality, 2005.

ROCCO. Sinopse. In: ATWOOD, M. O conto da aia. Rio de Janeiro: Rocco, 2017, s/p.

SALLES, V. M. M. Moda como mídia no contexto contemporâneo: o uso das novas tecnologias na produção de indumentária. Mediações Culturais: Arte, Design e Comunicação, Belo Horizonte, v. 17, n. 15, p. 143-156, 2015.

SALOMON, G. T. Moda e literatura: reflexões sobre o estado da arte. Revista dObra[s], São Paulo, v. 13, n. 28, p. 163-187, 2020.

SAMOYAULT, T. A intertextualidade. São Paulo: Aderaldo & Rotschild, 2008.

SILVER, J. Vaquera go dystopian for Handmaid’s Tale-inspired collection. Dazed Digital, London, 9 jun. 2017. Disponível em: https://www.dazeddigital.com/fashion/article/36278/1/vaquera-go-dystopian-for-handmaids-tale-inspired-collection. Acesso em: 15 ago. 2023.

SUBAIR, Eni. Introducing Vaquera: The Buzzy New York Brand Making Riotous Clothing. Elle, 1 fev. 23. Disponível em: https://www.elle.com/uk/fashion/a42710910/introducing-vaquera/. Acesso em: 15 ago. 2023.

VAQUERA. About Vaquera. [Site], 2023. Disponível em: https://www.vaquera.nyc/. Acesso em: 15 ago. 2023.

VAQUERA. The Handmaid’s Tale collection. 2017. Vaquera. Disponível em: https://www.vaquera.nyc/pages/the-handmaids-tale. Acesso em: 15 ago. 2023.

VINEYARD, J. Margaret Atwood annotates season 1 of ‘The Handmaid’s Tale’. The New York Times, New York, 14 jun. 2017. Disponível em: https://www.nytimes.com/2017/06/14/watching/the-handmaids-tale-tv-finale-margaret-atwood.html. Acesso em: 15 ago. 2023.

Published

2024-03-04

How to Cite

BARROS SOARES, Leticia; COSSETIN ALVES, Lidiane; DIAS DA SILVA, Acir. Narratives to wear: Fashion and intermidiality on Margaret Atwood’s The Handmade’s Tale. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 1–30, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17422024e0004. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/23531. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Variata