Coolhunting e estudos de tendências aplicados à moda: modelo de segmentação estratégica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09172016006

Palabras clave:

estudos de tendencias, coolhunting, sistema da moda

Resumen

O presente ensaio explora novas metodologias e conceitos no âmbito do desenvolvimento do produto e da marca de moda. Para tal, é sublinhada a importância dos Estudos de Tendências e do Coolhunting que indicam pistas sobre novas mentalidades e comportamentos do consumidor. As tradicionais abordagens ao sistema da moda revelam um fenómeno complexo onde por detrás do objeto, ou seja, da manifestação visível da moda, existe toda uma construção simbólica e uma relação de poderes que importa compreender e que dá origem a padrões e a novos gostos.

Este trabalho começa por abordar o sistema da moda, para desenvolver de seguida os Estudos de Tendências e o Coolhunting. No fim, apresenta-se um modelo de aplicação dos Estudos de Tendências na área da Moda, com foco no potencial de segmentação de grupos e de públicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARNARD, Malcolm (2002). Fashion as Communication. London: Routledge.

BARTHES, Roland (1999) [1967]. Sistema da Moda. Tradução de Maria de Santa Cruz, Lisboa: Edições 70.

BAUDRILLARD, Jean (1998). Symbolic Exchange and Death. Tradução de Iain Hamilton Grant. Londres: Sage.

BLACKMORE, Susan (1999). The Meme Machine. Oxford: Oxford University Press.

BLUMER, Herbert (1969). ―Fashion –From Class Differentiation to Collective Selection‖in Sociological Quaterly 10.

CRANE, Diana (2001).Fashion and its Social Agendas.Chicago: University of Chicago Press.

BORDIEU, Pierre (2006) [1979]. A Distinção: Crítica Social do Julgamento.Traduzido por Daniela Kern e Guilherme Teixeira. São Paulo: Edições Zouk.

BOURDIEU, Pierre (1989).O Poder Simbólico. Tradução de Fernando Tomaz, Algés: Difusão Editorial, S.A.

DAWKINS, Richard (1989). O Gene Egoísta. Tradução de Ana Paula Oliveira, Lisboa: Gradiva.

DENNETT, Daniel (1993). Consciouness Explained. Penguin Books.

ELIADE, Mircea (1963). Aspectos do Mito.Tradução de Manuela Torres, Lisboa: Edições 70.

DORFLES, Gillo (1990). Modas & Modos. Tradução de J. Pinto Ribeiro, Lisboa: Edições 70.

GLOOR, Peter e Scott Cooper (2007). Coolhunting: Chasing down the next big thing. New York: Amacom.

GOMES, Nelson P. (2014). ―Branding de Moda na Hipermodernidade Líquida‖ in Revista Portuguesa de Marketing, nº 32, pp. 9-19.

LIPOVETSKY, Gilles (2010a). A Felicidade Paradoxal.Tradução de Patrícia Xavier, Lisboa: Ed.70.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean (2010b). A Cultura-Mundo. Resposta a uma sociedade desorientada. Tradução de Victor Silva, Lisboa: Edições 70.

HIGHAM, William (2009). The Next Big Thing. London: Kogan Page.

RAYMOND, Martin (2010). The Trend Forecaster ́s Handbook. London: Laurence King.

SAPIR, Edward (1949). ―Fashion‖, in Selected Writings of Edward Sapir, ed. David Mandelbaum. Pp. 373-381. Berkeley: University of California Press.

SAUSSURE, Ferdinand (2006). Course in general linguistics. Tradução de Roy Harris, Illinois: Open Court Publishing.

SIMMEL, Georg (1957) [1904]. ―Fashion‖ inAmerican Journal of Sociology, pp. 541-558.

VEJLGAARD, Henrik (2008). Anatomy of a Trend. New York: McGraw-Hill.

ZIPES, Jack (2006). Why fairy tales stick: The evolution and relevance of a genre. New York: Routledge.

Publicado

2016-01-01

Cómo citar

GOMES, Nelson Pinheiro; LOPES, Maria Ana Vieira; ALVES, Paulo Emanuel. Coolhunting e estudos de tendências aplicados à moda: modelo de segmentação estratégica. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 006–026, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09172016006. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016006. Acesso em: 23 nov. 2024.