Roteiros e modelos para a identificação de tendências socioculturais e a sua aplicação estratégica em produtos e serviços

Autores

  • Nelson Gomes Universidade de Lisboa (ULISBOA) https://orcid.org/0000-0003-3724-4044
  • Suzana Cohen Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • William Cantú IPAM - Instituto Português de Administração de Marketing
  • Clarissa Lopes Universidade Anhembi-Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14322021228

Palavras-chave:

Tendências, Cultura, Coolhunting, Estratégia

Resumo

Importa cada vez mais apresentar um roteiro de identificação e mapeamento de tendências de mentalidade e socioculturais e compreender como o mesmo contribui para o desenvolvimento de produtos e serviços no âmbito da análise e estratégia de tendências. O panorama presente dos Estudos de Tendências permite gerar um mapa teórico-conceptual basilar que serve como metodologia para organizar conjuntos de ideias e, consequentemente, práticas como meio de sistematização, construção e confirmação do ADN de uma tendência. Este artigo procura explorar as interseções existentes entre a análise da cultura como processo para a identificação de mentalidades existentes, mediante um roteiro que facilite a observação/recolha e a sistematização de informação para apresentar um texto descritivo sólido das tendências. Para além disto, sublinham-se os principais resultados da aplicação da investigação de tendências num mapa de potenciais produtos e serviços num âmbito estratégico que abordam este conhecimento.

Biografia do Autor

Nelson Gomes, Universidade de Lisboa (ULISBOA)

Programa em Cultura e Comunicação, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

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Publicado

2021-04-19

Edição

Seção

Variata