Articulando a Forma: ações pedagógicas transversais para a construção do conhecimento de sintaxe visual
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x13272020200Palabras clave:
design de moda, sintaxe visual, projetoResumen
O artigo enfatiza a formação da habilidade para articular a sintaxe visual/formal como via fundamental para a consolidação do pensamento projetual entre estudantes de design de moda. A partir de uma abordagem exploratória, integra dois enfoques de pesquisa: o primeiro estuda a autorregulação da aprendizagem no ensino de projeto e o segundo aborda estratégias metodológicas para o desenvolvimento da habilidade de síntese compositiva. Nesse sentido, o recorte proposto examina as práticas dirigidas à aprendizagem de Metodologia Visual no Bacharelado em Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina, indagando sobre as contribuições efetivas da manipulação criativa experimental e da decomposição de enunciados visuais. Para tanto, analisa uma ação pedagógica combinada, visando à comprovação de sua eficácia didática. As inferências resultantes confirmam o potencial da referida ação e das estratégias de aprendizagem autorregulada como facilitadoras da capacidade de gerar conceitos expressivos e configurar artefatos no campo da moda.
Descargas
Citas
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora (edição revista). São Paulo: Cengage Learning, 2016.
AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção do Conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Ed. Técnicas, 2003.
BOMFIM, Gustavo Amarante. Morfologia dos Objetos de Uso: uma contribuição para o desenvolvimento de uma teoria do design. In COUTO, R.M.; FARBIARZ, J.; NOVAES, L. (Orgs.) Gustavo Amarante Bomfim: uma coletânea. Rio de Janeiro: Rio Books, 2014 a. p. 23-32.
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
DONDIS, Donis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GOMES, João F. Gestalt do Objeto: sistema de leitura virtual da forma João Gomes Filho. São Paulo: Escrituras Editora, 2003.
FABRIZ, Sabine et al. Fostering self-monitoring of university students by means of a standardized learning journal—a longitudinal study with process analyses. European Journal of Psychology of Education, v. 29, n. 2, p. 239-255, ago 2013.
FLAVELL, John H. Speculations about the nature and development of metacognition. In: Weinert, F.; Kluwe, R. (Ed.) Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1987, p. 21-29.
JOU, Graciela Inchausti de; SPERB, Tania Mara. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2, p. 177-185. 2006.
KHAIDZIR, Khairul Anwar Mohamed; LAWSON, Bryan. The cognitive construct of design conversation. Research in engineering design, v. 24, n. 4, p. 331-347, 2013.
LAWSON, Bryan. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
LEBORG, Christian. Visual grammar. New York: Princeton Architectural Press, 2006.
LESSA, Washington Dias. Linguagem da forma/linguagem visual no âmbito do ensino de design: balizamentos teóricos; tópicos de pesquisa. Arcos Design, Rio de Janeiro, ESDI-UERJ, n. 5, ano 4, n. 2, p. 69-91, dez. 2009.
LUPTON, Ellen; PHILIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1999.
ROAM, Dan. Tu mundo en una servilleta. Barcelona: Planeta, 2010.
PALLASMAA, Juhani. La mano que piensa, sabiduría existencial y corporal en la arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili, 2015.
SALTZMAN, Andrea. El cuerpo diseñado. Buenos Aires: Paidos, 2004.
SALTZMAN, Andrea. O design vivo. In: PIRES, D. (Org.) Design de moda: olhares diversos. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores Editora, 2008. v. 1, Parte III, p. 305-318.
SANCHES, Maria Celeste; SILVA, Maria Antonia Romão da. Project thinking in fashion design: strategies for facilitating cognitive and metacognitive processes. In: Ana Cristina Broega et al. (org) Reverse Design: A Current Scientific Vision From the International Fashion and Design Congress. Leiden – Netherlands: CRC Press - Taylos & Francis Group, 2018. v., p.551-559.
SANCHES, Maria Celeste de Fátima. Moda e Projeto: estratégias metodológicas em design. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
SANCHES, Maria Celeste de Fátima; MARTINS, Sérgio Regis Moreira. Projetando mensagens visuais: a contribuição das ferramentas de síntese imagética no design de moda. Estudos em Design, v. 23, n. 1, p. 108-117, 2015. Disponível em: <https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/200>. Acesso em: 25 mai. 2019.
SANTOS, Aline Guilherme Maciel et al. Autorregulação da aprendizagem: revisão internacional dos estudos sobre intervenção no ensino superior. In: II Congresso Internacional de Ensino, 2019, Cornélio Procópio. Anais Desafios Educacionais Contemporâneos, Cornélio Procópio: Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019. p. 247-256
SILVA, Maria Antonia Romão da; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Aprendizagem autorregulada por alunos do curso de Design de Moda: um estudo exploratório. Cadernos de Educação, n. 60, p. 3-19, jul/dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/11904/8985>. Acesso em: 25 mai. 2019.
SILVA, Maria Antônia Romão et al. A importância da decodificação de informações para a construção de produtos vestíveis: da concepção a produção da modelagem. In: COLÓQUIO DE MODA, 13., 2017, Bauru. Anais... Bauru: UNESP, 2017. P. 1-15.
SOUZA, Patrícia de Mello; SILVA, Maria Antônia Romão da. A Concepção da Forma no Processo Projetual de Design: uma ação pedagógica coletiva. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, v. 1, n. 2, p. 116-130, 2018. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode/article/view/11678>. Acesso em: 28 mai. 2019
SOUZA, Patrícia e Mello. A moulage, a inovação formal e a nova arquitetura do corpo. In: PIRES, D. (Org.) Design de moda: olhares diversos. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2008. v. 1, Parte III, p. 337-345.
WHITEBREAD, David et al. The development of two observational tools for assessing metacognition and self-regulated learning in young children. Metacognition and Learning, v. 4, n.1, p. 63–85, 2009. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s11409-008-9033-1>. Acesso em: 30 mai. 2019
WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Maria Celeste de Fatima Sanches, Maria Antonia Romão da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al enviar un artículo para su publicación en ModaPalavra e-periodico, el (los) autor (es) aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista, sin pago;
- Los autores pueden utilizar los mismos resultados en otras publicaciones después de la primera publicación, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodical como medio de publicación original;
- Los autores pueden asumir contratos adicionales por separado solo después de la publicación inicial en ModaPalavra e-periodical, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodic como el medio de publicación original;
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), solo después del proceso editorial y la primera publicación, siempre que indiquen el ModaPalavra periódico electrónico como medio de publicación original;
- Para indicar ModaPalavra e-periodic como medio de publicación original, el autor debe seguir el texto modelo: "Este artículo fue publicado originalmente por ModaPalavra e-periodic, bajo la licencia CC BY NC, en su volumen [insertar volumen], número [ insertar número] en el año de [insertar año], y se puede acceder en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/ ";
- Las opiniones expresadas en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no reflejan necesariamente la opinión de la revista. La publicación de artículos, fotografías y dibujos fue previamente autorizada por los responsables o sus representantes para su publicación en ModaPalavra e-periodic.