Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda: conectando diretrizes didáticas e estratégias metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09172016119

Palavras-chave:

design de moda, projeto, metodologia

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutoramento, desenvolvida na parceria entre FAU- USP, Universitat Politècnica de València e Universidade Estadual de Londrina, a qual tem o propósito de estudar o instrumental metodológico de design de moda, abordando ferramentas que se destinam a facilitar a sintaxe formal de artefatos vestíveis, no âmbito do ensino de projeto. Nesta direção, esta explanação relata um recorte da pesquisa exploratória. Conciliando levantamento bibliográfico e análise documental de práticas acadêmicas, define os construtos norteadores da abordagem didática para a utilização das ferramentas metodológicas do design. Os resultados reforçam a hipótese de que o bom raciocínio projetual é construído sobre a plataforma da “aprendizagem significativa”, dos modelos sistêmicos de gestão do conhecimento e dos métodos de síntese.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Celeste de Fatima Sanches, Universitat Politècnica de València

Graduada em Desenho Industrial (Programação Visual) pela Universidade Federal do Paraná (1995), Especialista em Moda pela Universidade Estadual de Londrina (1998), Mestre em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e encontra-se em processo de duplo doutoramento pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Universitat Politècnica de València. Foi professora na Universidade Estadual de Londrina por 15 anos, no Departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina, na graduação em Design de Moda e na Especilização em Moda: produto e comunicação.  

Dedica-se ao ensino e pesquisa nas áreas de metodologia do projeto de design e metodologia visual. Atualmente reside na Espanha, concentrando-se na pesquisa de métodos sistêmicos para o projeto de produtos de moda.

Thassiana de Almeida Miotto Barbosa, Londrina State University

Mestre em Design pelo PPG Design da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (2014). Especialista em Gestão do Design pela Universidade Estadual de Londrina (2011) e graduada em Design de Moda pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Atua, desde 2010, como professora auxiliar e pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina nas áreas de Projeto, Modelagem e Ergonomia do Produto.

Bernabé Hernadis Ortuño, Universitat Politècnica de València

Engenheiro Industrial pela Universitat Politècnica de València; Doutor pela Universidad de Valencia, diplomado em Pesquisa Operacional e Sistemas; Pesquisador em Metodologia Sistêmica para o design de produtos industriais; Professor titular da Universitat Politècnica de València /Escuela Técnica Superior De Ingeniería Del Diseño/ Programa de Doctorado en Diseño, Fabricación y Gestión de Proyectos Industriales; Director de la Revista de Investigación en Diseño Sistémico, Rdis.

Sergio Regis Moreira Martins, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1969), Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é Professor Associado (MS-5) da Universidade de São Paulo e Livre docente. Atua como assessor científico da FAPESP (Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design, design visual, design do objeto, moda, artes plásticas e paisagem.

Referências

BZUNECK, J. A. Conceito e funções dos esquemas cognitivos para a aprendizagem: implicações para o ensino. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 12, n. 3, p.142-145,1991. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9280/7954>. Acesso em: 10 jun. 2013.

BAXTER, M. Projeto de Produto: guia prático para desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.

CAPRA, F. O ponto de mutação. 26. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

CARDOSO, R. Design para um mundo complexo.São Paulo: Cosac Naify, 2012. 264p.

CIPINIUK, A; PORTINARI, D. B. Sobre métodos de Design. In: COELHO, L.A. [org.], Design Método.Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Teresópolis: Novas Ideias, 2006. p. 17-38.

COELHO, L. A. Por uma Metodologia de Ideias. In: COELHO, L. A. L. (Org.). Design Método.Rio de Janeiro: Ed. PUC Rio. Teresópolis: Novas Ideias, 2006. v. 1, Cap. 2, p.39 –53.

DIAS, A. C. ; GONTIJO, L. A. A interdisciplinaridade no Ensino do Design. Revista Design em Foco, v. III, n. 2, p. 49-66 , 2006.

FIALHO, F. Ciências da Cognição. Florianópolis: Insular, 2001.

HERNANDIS, B.; IRIBARREN, E. Diseño de Nuevos Productos: una perspectiva sistémica. Valencia: Universidad Politécnica de Valencia, 2000.

HERNANDIS, B. Diseño Concurrente. In: MARTINS, R. F.; LINDEN, J. C. S (organizadores). Pelos caminhos do design: metodologia de projeto. Londrina: EDUEL, 2012. p. 327-396.

LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

MARTÍNEZ-MUT, B.; GARFELLA, P. A construção humana através da aprendizagem significativa: David Ausubel. In:

MINGUET, P. A. [org.], A construção do conhecimento na educação.Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 127-148.

MINGUET, P. A. O construtivismo na educação. In: MINGUET, P. A. [org.], A construção do conhecimento na educação.Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 11-50.

MIOTTO, T. A. O ensino da metodologia projetual no desenvolvimento de produtos de moda: um estudo de caso na universidade estadual de londrina.2014. 110 f. Dissertação (Mestrado) -Curso de Ppg em Design, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquisa Filho, Bauru, 2014.

MISOCZKY, M. A. Da abordagem de sistemas abertos à complexidade: algumas reflexões sobre seus limites para compreender processos de interação social. Cad. EBAPE.BR, vol.1, n.1, p.01-17, 2003. Disponível em:<http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/21303> Acesso em: 01 de lulho de 2014.

MORAES, D. D. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010.

MOZOTA, B. Gestão do Design.São Paulo: Bookman Editora, 2010.

MÜELLER, A. O Processo de Aprendizagem: Uma abordagem da teoria significativa.Florianópolis: 2001. Disponível em: <http://deps.ufsc.br/disciplinas/fialho/ergcog/trab_alunos/T2001A/Artigos/AlessandroMuller.zip>. Acesso em 02 mai. 2013.

PELIZZARI, A. et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC,Curitiba, v. 2, n. 1, p.37-42, jun. 2002.

POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem.Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

REDIG, J. Design é Metodologia: procedimentos próprios do dia-a-dia do designer. In: COELHO, L. A. L. (Org.). Design Método. Rio de Janeiro: Ed. PUC Rio; Teresópolis: Novas Ideias, 2006. v. 1, Cap. 12, p.169 –177.

SANCHES, M. C. F. Projetando moda: diretrizes para a concepção de produtos. In: PIRES, D. B. [org.], Design de Moda: olhares diversos. São Paulo: Estação Das Letras e Cores Editora, 2008. p. 289-301.

SANCHES, M. C.F. Projeto integrador: uma reflexão para a evoluçãoda sistematização de projeto no ensino de design de moda. Projetica, Londrina, v.1, n.1, 2010. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/7707/6859>. Acesso em: 01 dejul.2015.

SANCHES, M. Uma análise da delimitação projetual no design de moda. In: VI CIPED Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2011, Lisboa, Portugal. Anais... VI Ciped, Congresso Internacional de Pesquisa em Design, Lisboa: CIAUD, 2011. (CD-ROM).

SANCHES, M. C. F; HATADANI, P. S.A Prática Interdisciplinar como Diretriz do Projeto Pedagógico do Curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina. Projética Londrina, v.5,n.1, 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/19051> Acesso em: 01 de dez.2014.

SANCHES, M. C.; ORTUNO, B. H.; MARTINS, S. R. Fashion design: the project of the intangible. In: 3rd International Conference on Affective and Pleasurable Design, 2015, Las Vegas. AHFE 2015 Conference Proceedings.Las Vegas: Y. G. Ji and S. Choi, 2015.

SANTOS, F. A. MD3E (Método de Desdobramento em 3 Etapas): conceito de método aberto de projeto para a aplicação no ensino de design . In: MARTINS, R. F.; LINDEN, J. C. S (organizadores). Pelos caminhos do design: metodologia de projeto. Londrina: EDUEL, 2012. p. 151-172.

VALENTE, S. P. Parâmetros Curriculares e Avaliação nas Perspectivas do Estado e da Escola. 2002. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Estadual Paulista, Marília.

VASSÃO, C. A. Metadesign: ferramentas, estratégias e ética para a complexidade. São Paulo: Blucher, 2010.

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

SANCHES, Maria Celeste de Fatima; BARBOSA, Thassiana de Almeida Miotto; ORTUÑO, Bernabé Hernadis; MARTINS, Sergio Regis Moreira. Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda: conectando diretrizes didáticas e estratégias metodológicas. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 119–144, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09172016119. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016119. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)