Moda, consumo e tendências: como a televisão e os influenciadores digitais instigam a moda no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14332021108

Palavras-chave:

Moda, consumo, tendências

Resumo

O presente artigo pretende discutir as relações entre a moda e a mídia e sua influência nas ações de consumo das pessoas. Tem como objetivo mostrar que as tendências de consumo são utilizadas pelas empresas para endossarem o processo de compra de algum produto. Tais tendências representam as inclinações dos consumidores e podem indicar as transformações vindouras no consumo dos produtos. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico de como o desenvolvimento dos meios de comunicação, em particular a televisão, no Brasil e também uma análise de duas campanhas publicitárias com duas celebridades distintas a fim de entender como o endosso foi utilizado pela empresa. Foi percebido que utilizar celebridades ou influenciadores digitais é uma estratégia de marketing que se mostra eficaz quando se trata de apresentação ou venda de um produto, desde que tal celebridade apresente empatia e afinidade com o que é divulgado.

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Biografia do Autor

Teresa Campos Viana Souza, Minas Gerais State University

Doutora em Cultura, gestão e processos em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (previsão de conclusão 2020). Mestre em Design e Sustentabilidade pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2012). Pós Graduada em Gestão do Design para Micro e Pequenas Empresas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2012). Graduação em Design de Moda pela Universidade FUMEC (2008). Foi a designer de moda responsável pela área de pesquisa de tendências da empresa IMA Têxtil LTDA. Foi professora bolsista da disciplina Cultura de Moda do curso Produção de Moda Coltec/Pronatec. Professora das disciplinas Design em Moda, Sintaxe Visual, Projeto Interdisciplinar, LAI e outras no Centro Universitário Uni-BH. Atualmente é professora do Centro Universitário Uni-BH e, atuando principalmente nos seguintes temas: design, moda, estilo, produtos e sustentabilidade.

Rita Ribeiro, Minas Gerais State University

Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É doutora em Geografia (2008) pela UFMG.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

SOUZA, Teresa Campos Viana; RIBEIRO, Rita Aparecida da Conceição. Moda, consumo e tendências: como a televisão e os influenciadores digitais instigam a moda no Brasil. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 14, n. 33, p. 108–131, 2021. DOI: 10.5965/1982615x14332021108. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/18839. Acesso em: 4 out. 2024.