Storytelling e Identidade de Marca: estudo de caso da marca portuguesa Josefinas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x11222018363

Palabras clave:

moda, comunicação, branding, storytelling

Resumen

O artigo visa analisar a utilização do storytelling na construção da identidade de marcas e apresenta um estudo de caso da marca portuguesa de calçados femininos Josefinas, na qual é possível perceber que, a partir do desenvolvimento do storytelling, a identidade da marca foi desenvolvida, e as demais estratégias de comunicação também utilizam fortemente esta estratégia. A marca tem posicionamento no mercado de luxo e desenvolve as “sabrinas”, peça chave da marca, que são sapatilhas inspiradas nos calçados das bailarinas. A empresa também desenvolve mocassins, sapatilhas, acessórios para calçados e bolsas, que são produzidos com altíssima qualidade, num atelier com 10 artesãos, situado na cidade de Braga, em Portugal. Para a elaboração deste artigo, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e exploratória, além de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso.

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Biografía del autor/a

Thaissa Schneider, Centro Universitário Católica de Santa Catarina

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2013), especialista em Comunicação e Marketing em Mídias digitais pela Universidade Estácio de Sá (2017), especialista em Design de Moda pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2005), e graduada em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2002). Professora do curso de Moda e da Pós-Graduação do curso de Gestão e Criação de Moda do Centro Universitário - Católica de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul, e do curso de Design de Moda na UNIFEBE, em Brusque, SC. 

Laura Pedri Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2017), especialista em Gestão e Criação de Moda (2017) e graduada em Moda pelo Centro Universitário - Católica de Santa Catarina (2014), com extensão em Jornalismo de Moda pela EnModa Escola de Empreendedores (2011) e Mídias Sociais para Moda pela London College of Fashion (2014). Selecionada pelo programa Conexão Cultura Brasil #Intercâmbios, do Ministério da Cultura, para capacitação e formação no exterior (2014). 

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Publicado

2018-07-01

Cómo citar

SCHNEIDER, Thaissa; PEREIRA, Laura Pedri. Storytelling e Identidade de Marca: estudo de caso da marca portuguesa Josefinas. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 363–380, 2018. DOI: 10.5965/1982615x11222018363. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/10264. Acesso em: 22 nov. 2024.