Ergonomics and Emotion Design in the Garment Development

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09172016287

Keywords:

ergonomics, garment, design

Abstract

The trend indicates that an increase in the consumption of apparel goods leaving the generated comfort motivates its use in this study, which proposes understand to factors that assits the construction of traditional clothes strengthening links with ergonomics and providing positive use experience. By understanding that, about ergonomics, the full satisfaction of the costumers before a product occurs between it technical adequacy, ergonomic and aesthetic, that provides opportunities for development of new solutions in the construction of these garments. This search involves the application of concepts for further development of the form in order to encourage the pursuit of satisfaction of users towards fashion products, in view of its importance in differentiation from similar already on the market as well as the statement brands with values geared towards concern for the well being of their customers.

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Author Biographies

Naiane Cristina Salvi, Universidade Federal de Santa Catarina

Tecnologa em Gestão Comercial, Bacharel em Moda, com habilitação em Design de Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Criação de Moda pela Faculdade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Mestranda em Design, na linha de pesquisa de Gestão Estratégica de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor universitário do curso de Design de Moda pelo grupo Uniasselvi.

Eugenio Andrés Diaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Gestão de Design, Design Universal, Design Inclusivo e Design Saúde, e na área de engenharia, especificamente com ergonomia, produto e processo. Participa dos programas de pós-graduação em Design e Engenharia de Produção ambos da UFSC. Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina na avaliação de cursos. Atualmente é pesquisador CNPq (PQ1C), Membro do Comité Assessor do CNPq (CA DI) e líder do grupo de pesquisa em Gestão de Design.

Francisco Antonio Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Eletronica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Engenharia de Produção, Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia e Gestao do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas:engenharia do conhecimento, mídias do conhecimento, eco-ergonomia, gestao do conhecimento e ergonomia cognitiva.

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Published

2016-01-01

How to Cite

SALVI, Naiane Cristina; MERINO, Eugenio Andrés Diaz; FIALHO, Francisco Antonio Pereira. Ergonomics and Emotion Design in the Garment Development. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 287–298, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09172016287. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016287. Acesso em: 22 nov. 2024.