A vida social do vestido de noiva: casamento e investimento emocional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0009

Palavras-chave:

ritual, cultura material, vestido de casamento

Resumo

A partir de um estudo qualitativo, este trabalho procura entender o significado do casamento como instituição e ritual para um grupo de mulheres. Entendendo que o vestido de noiva, enquanto cultura material, é um elemento fundamental na concepção do ritual, a questão que se coloca, tendo como premissa o ensaio de Kopytoff sobre a biografia das coisas, é o que ocorre com o vestido após a cerimônia? Para a geração entrevistada, mulheres na faixa etária de 50-60 anos, o casamento é uma instituição que inspira dúvidas e o que ocorre com o vestido tem uma relação estreita com a história de cada casamento e como cada mulher percebe o significado dessa instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Riva Mezabarba, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalhando com as linhas de pesquisa Consumo e Cidades (UFF, 2012), orientada pela Professora Doutora Laura Graziela Gomes. Pesquisadora convidada com bolsa CAPES no ano de 2015 para o pos doutorado na EHESS (École des Hautes Études en Sciences Sociales) em Paris, com a linha de trabalho: migração de executivas brasileiras: trabalho, consumo e apresentação de si sob a orientação da Professora Doutora Mônica Raisa Schpun. Graduada em Comunicação Social pela UFF, com habilitação em Publicidade e Propaganda (1990) e Mestre em Antropologia pela mesma universidade trabalhando com o tema do consumo de moda sob a orientação da Professora Doutora Lívia Barbosa. Possui especializações na area de Marketing e Pesquisa de Mercado, respectivamente pela PUC-RJ. Professora convidada na ABGC - Associação Brasileira de Gestores Culturais (antropologia do consumo para MBA em Gestão Cultural) e IED - Instituto Europeu de Design (antropologia, pesquisa qualitativa e etnografia para cool hunting). Pesquisadora atuando em projetos independentes. Pesquisadora associada da Associação de Estudos de Consumo e pesquisadora do NEMO - Nucleo de Estudos da Modernidade do PPGA - Programa de Pos-Graduação em Antropologia da UFF (Universidade Federal Fluminense).

Referências

APPADURAI, Arjun. Introdução: mercadorias e a política de valor. In: APPADURAI, A. (org.). A vida social das coisas. As mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói-RJ: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2008.

BERGER, Peter; BERGER, Brigitte. O que é uma instituição social? In: FORACCHI, M.M.; MARTINS, José S. (orgs). Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Ed. Livros Técnicos e Científicos, 2004, p. 193-199.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo v II: A experiência vivida. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.

BROOKE, Christopher. The medieval idea of marriage. Oxford: Oxford University Press, 1989.

COULANGES, Fustel de. A cidade antiga. São Paulo: Martin Claret, 2004.

DUBY, G.; BARTHÉLEMY, Dominique; RONCIÉRE, Charles de la. Quadros. In: DUBY, Georges (org.). A história da vida privada v. 2: Da Europa feudal à Renascença. São Paulo: Cia. Das Letras, 2009.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 9a edição. São Paulo: Civilização Brasileira, 1984.

EHRMAN, Edwina. The wedding dress: 300 years of bridal fashion. London: V&A publishing, 2011.

GENNEP, Arnol Van. Os ritos de passagem: estudo sistemático dos ritos da porta e da soleira, da hospitalidade, da adoção, gravidez e parto, nascimento, infância, puberdade, iniciação, coroação, noivado, casamento, funerais, estações etc. 4a. Ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.

GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis-RJ: Vozes, 1985.

GONÇALVES, R,; GUIMARÃES, R. S.; BITAR, N. P.. Apresentação. In: GONÇALVES, R.; GUIMARÂES, R. S.; BITAR, N. P. (orgs). A alma das coisas: patrimônios, materialidade e ressonância. Rio de Janeiro: Mauad / Faperj, 2013.

GUTTERES, Anelise dos Santos. A morada e a casa: materialidade e memória no processo de construção do patrimônio familiar. In: GONÇALVES, R.; GUIMARÂES, R. S.; BITAR, N. P. (orgs). A alma das coisas: patrimônios, materialidade e ressonância. Rio de Janeiro: Mauad / Faperj, 2013.

KOPYTOFF, Igor. A biografia cultural das coisas: a mercantilização como processo. In: APPADURAI, A.. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói-RJ: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2008.

LE BRETON, David. Antropologia das emoções. Petrópolis-RJ: Ed. Vozes, 2019.

LE GOFF, Jacques; TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LOBATO, Josefina Pimenta. Antropologia do amor: do Oriente ao Ocidente. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

MACCRACKEN, Grant. The long interview. London: Sage Publications, 1989.

MACCRACKEN, Grant. Cultura & Consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

MACDONALD, Sharon; MORGAN, Jennie; FREDHEIM, Harald. Too many things to keep for the future? In: HARRISON, R.; DESILVEY, C.; HOLTORF, C.; MACDONALD, S.; BARTOLINI, N.; BREITHOFF, E.; FREDHEIM, H.; LYONS, A.; MAY, S.; MORGAN, J.; PENSROSE, F.. Heritage Futures. Comparative Approaches to Natural and Cultural Heritage Practices. London: UCL Press, 2020.

MACFARLANE, Alan. História do casamento e do amor: Inglaterra: 1300-1840. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

MAUSS, Marcel. A expressão obrigatória das emoções. In: OLIVEIRA, Roberto C. (org). Marcel Mauss. Rio de Janeiro: Ática, 1980.

MEZABARBA, Solange R., GOIDANICH, Maria Elisabeth. A roupa "verde": discursos e práticas. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia). GT: Consumo e cidadania. Universidade Federal da Bahia (UFBA): Salvador (BA) – 10-13 de set./2013.

MILLER, Daniel. Material culture and mass consumption. Oxford: Basil Blackwell, 1987.

MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas. Estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2013.

PERROT, Michelle. Práticas da memória feminina. In: Revista Brasileira de História. V. 9, n 18. São Paulo, ago.89/set.89. 09-18.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2017.

PINHO, Érika B. de M.. "Um sonho não tem preço": uma etnografia do mercado de casamentos no Brasil. 2017. 403 f. Tese (doutorado em Antropologia Social). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017.

RODRIGUES, Maria Daniele Filipe. Coisas dos quotidianos transnacionais: circulação de objectos entre Portugal e o Brasil e patrimonialização de cultura em contextos de mobilidade. 2023. 294 f. Tese (doutoramento em antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia). Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, 2023.

SANTOS, Jorge V.. Fotografia, memória e mito: o álbum de casamento como recriação imagética de um rito social. Revista Estudos da Lingua (gem), v. 7, n. 1, p. 133-152, jun., 2009.

STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Publicado

2024-05-17

Como Citar

MEZABARBA, Solange Riva. A vida social do vestido de noiva: casamento e investimento emocional. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 01–29, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17422024e0009. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24178. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Variata