Desenvolvimento de Produto para Consumidoras Grávidas: reflexões por meio da roupa predileta
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x09172016250Palavras-chave:
gestantes, vestuario, alterações corporaisResumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa que pretendeu compreender as relações existentes entre o vestuário e o estado gravídico das gestantes em idade adulta, assim como investigar a importância destas relações vestimentares com as alterações do corpo. Os dados foram gerados via os depoimentos de onze mulheres adultas em períodos gestacionais diversos, de modo que as informações foram tratadas por meio de métodos de análise qualitativa, em especial, as análises de conteúdo. Para a análise dos dados foram utilizados os Indicadores para o Consumo de Moda-Vestuário que foram trabalhados com as participantes da amostra através de: aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, onde as gestantes comentaram sobre a sua Roupa Predileta. As relações exploradas nesse trabalho abrem caminho para a aplicação da Roupa Predileta como ferramenta para o desenvolvimento de novos produtos dedicados a públicos específicos.
Downloads
Referências
CIDREIRA, Renata Pitombo. Os sentidos da moda:vestuário, comunicação e cultura.São Paulo: Annablume, 2005.
CRANE, Diana. A moda e seu Papel Social:Classe, gênero e identidade das roupas.Tradução: Cristina Coimbra. São Paulo: Editora Senac, 2006.
EDEN, Elizabeth. Alterações psicológicas durante a gravidez.-trad. HowStuffWorks Brasil, 2010. Disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br/alteracoes-psicologicas-na-gravidez1.htm ; Acesso: 17/ nov 2010.
FISCHER-MIRKIN, Toby. O código de vestir:os significados ocultos da moda feminina.Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2001.
FLÜGEL, J. C. A psicologia das roupas.São Paulo: Mestre Jou, 1966.
HOLLANDER, Anne. O sexo e as roupas:a evolução do traje moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
IIDA, Itiro. Ergonomia:projeto e produção.2 ed. rev. e ampl. São Paulo: Blucher, 2005.
LUPERINI, Karina. Corporeidade gestante:o discurso de corpo de mulheres em idade adulta e madura e dos pais das crianças.Dissertação (mestrado) –UNIMEP –Universidade Metodista de Piracicaba, Faculdade de Ciências da Saúde. Piracicaba: 2008. Disponível em: http://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/2006/JFKXAPLOOOGW.pdf ; Acesso: 26/mar 2010.
MALDONADO, M. T. P. Psicologia da gravidez:parto e puerpério.12ª edição. Petrópolis: Vozes, 1991.
MIRANDA, S. A.; ABRANTES, F. Ginástica para Gestante.4ª edição. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.
ROCHA, Maria Alice Vasconcelos. Study of Consumer Clothing Behaviour and its Relevance to Successful Fashion Product Development.Tese de Doutoramento em Design de Moda (PhD in Fashion Design). Rochester, Reino Unido: University for the Creative Arts / University of Kent, 2007.
____________ A roupa como expressão de comunicação.UFRPE –Apostila da Disciplina de Vestuário: Departamento de Ciências Domésticas/DCD, 2010.
SOUZA, Patrícia de Melo. Modelagem tridimensional como implemento do processo de desenvolvimento do produto de moda.Dissertação (Mestrado em Design de Produto) –Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação, Universidade Estadual Paulista -UNESP, Bauru, 2006. Disponível em: http://www.faac.unesp.br/posgraduacao/design/dissertacoes/ pdf/patricia.pdf ; Acesso: 19/ nov 2010.
STEFANI, Patrícia da Silva. Moda e Comunicação:a indumentária como forma de expressão.Monografia (Graduação) -Curso de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora, FACOM, Juiz de Fora, 2005. Disponível em: http://www.facom.ufjf.br/projetos/2sem_2005/pdf/PSilva.pdf ; Acesso: 11/ out. 2010.
WILSON, Elizabeth. Enfeitada de sonhos:moda e modernidade.Rio de Janeiro: Edições 70, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Nathilucy do Nascimento Marinho, Maria Alice Vasconcelos Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.