Desenvolvimento de Produto para Consumidoras Grávidas: reflexões por meio da roupa predileta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09172016250

Palavras-chave:

gestantes, vestuario, alterações corporais

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que pretendeu compreender as relações existentes entre o vestuário e o estado gravídico das gestantes em idade adulta, assim como investigar a importância destas relações vestimentares com as alterações do corpo. Os dados foram gerados via os depoimentos de onze mulheres adultas em períodos gestacionais diversos, de modo que as informações foram tratadas por meio de métodos de análise qualitativa, em especial, as análises de conteúdo. Para a análise dos dados foram utilizados os Indicadores para o Consumo de Moda-Vestuário que foram trabalhados com as participantes da amostra através de: aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, onde as gestantes comentaram sobre a sua Roupa Predileta. As relações exploradas nesse trabalho abrem caminho para a aplicação da Roupa Predileta como ferramenta para o desenvolvimento de novos produtos dedicados a públicos específicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathilucy do Nascimento Marinho, São Paulo State University

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010), pós-graduada lato sensu - Especialização (2013-2015) em Produção de Moda e Styling pela Faculdade Senac/PE, mestranda em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social (PGCDS) da UFRPE (2014-2016).

Maria Alice Vasconcelos Rocha, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), qualificação em Estillismo de Moda pelo Senai CETIQT-RJ (1992), especialização em Comunicação de Moda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Design de Moda - PhD in Fashion Design - University College for the Creative Arts / University of Kent (2007). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Domésticas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde também atua como supervisora da área de Arte, Habitação e Vestuário. É membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social da Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Desenho Industrial e Economia Doméstica, com ênfase em Design de Moda, Design Têxtil e Design de Vestuário, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento, consumo, desenvolvimento de produto, tecnologia, gestão e estratégia.

Referências

CIDREIRA, Renata Pitombo. Os sentidos da moda:vestuário, comunicação e cultura.São Paulo: Annablume, 2005.

CRANE, Diana. A moda e seu Papel Social:Classe, gênero e identidade das roupas.Tradução: Cristina Coimbra. São Paulo: Editora Senac, 2006.

EDEN, Elizabeth. Alterações psicológicas durante a gravidez.-trad. HowStuffWorks Brasil, 2010. Disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br/alteracoes-psicologicas-na-gravidez1.htm ; Acesso: 17/ nov 2010.

FISCHER-MIRKIN, Toby. O código de vestir:os significados ocultos da moda feminina.Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2001.

FLÜGEL, J. C. A psicologia das roupas.São Paulo: Mestre Jou, 1966.

HOLLANDER, Anne. O sexo e as roupas:a evolução do traje moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

IIDA, Itiro. Ergonomia:projeto e produção.2 ed. rev. e ampl. São Paulo: Blucher, 2005.

LUPERINI, Karina. Corporeidade gestante:o discurso de corpo de mulheres em idade adulta e madura e dos pais das crianças.Dissertação (mestrado) –UNIMEP –Universidade Metodista de Piracicaba, Faculdade de Ciências da Saúde. Piracicaba: 2008. Disponível em: http://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/2006/JFKXAPLOOOGW.pdf ; Acesso: 26/mar 2010.

MALDONADO, M. T. P. Psicologia da gravidez:parto e puerpério.12ª edição. Petrópolis: Vozes, 1991.

MIRANDA, S. A.; ABRANTES, F. Ginástica para Gestante.4ª edição. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

ROCHA, Maria Alice Vasconcelos. Study of Consumer Clothing Behaviour and its Relevance to Successful Fashion Product Development.Tese de Doutoramento em Design de Moda (PhD in Fashion Design). Rochester, Reino Unido: University for the Creative Arts / University of Kent, 2007.

____________ A roupa como expressão de comunicação.UFRPE –Apostila da Disciplina de Vestuário: Departamento de Ciências Domésticas/DCD, 2010.

SOUZA, Patrícia de Melo. Modelagem tridimensional como implemento do processo de desenvolvimento do produto de moda.Dissertação (Mestrado em Design de Produto) –Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação, Universidade Estadual Paulista -UNESP, Bauru, 2006. Disponível em: http://www.faac.unesp.br/posgraduacao/design/dissertacoes/ pdf/patricia.pdf ; Acesso: 19/ nov 2010.

STEFANI, Patrícia da Silva. Moda e Comunicação:a indumentária como forma de expressão.Monografia (Graduação) -Curso de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora, FACOM, Juiz de Fora, 2005. Disponível em: http://www.facom.ufjf.br/projetos/2sem_2005/pdf/PSilva.pdf ; Acesso: 11/ out. 2010.

WILSON, Elizabeth. Enfeitada de sonhos:moda e modernidade.Rio de Janeiro: Edições 70, 1985.

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

MARINHO, Nathilucy do Nascimento; ROCHA, Maria Alice Vasconcelos. Desenvolvimento de Produto para Consumidoras Grávidas: reflexões por meio da roupa predileta. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 250–267, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09172016250. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016250. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)