O Uso da Informação no Processo Criativo de Design: análise da aplicação de tendências de moda em empresas autorais na cidade de Recife
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x11222018332Palavras-chave:
design, moda, tendenciasResumo
O presente artigo tem por finalidade apresentar uma análise acerca das etapas iniciais do processo de desenvolvimento de produtos de moda-vestuário, buscando delinear como as informações são utilizadas pelo designer, como profissional responsável pela criação. Tendo como locus de pesquisa a cidade de Recife e como objeto de investigação empresas do setor criativo de Design de Moda (vestuário, calçados e acessórios), é apresentado como questão norteadora a seguinte abordagem: como os profissionais da Indústria Criativa de Moda conciliam criatividade e inspiração com as informações que lhes são externas, tais como tendências de moda e de mercado, no processo de criação desse setor? A partir de um levantamento de caráter exploratório e descritivo, fundamentado em entrevistas semiestruturadas com profissionais responsáveis pelo desenvolvimento criativo nas empresas, foi possível levantar considerações sobre o processo criativo desses profissionais e os mecanismos que envolvem o exercício constante que envolve a manutenção de informações estratégicas na elaboração de projetos criativos.
Downloads
Referências
BAXTER, M. Projeto de Produto: guia prático para desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
CALDAS, Dario. Observatório de Sinais: teoria e pratica da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.
CELASCHI, Flaviano; DESERTI, Alessandro. Design e innovazione: strumenti e pratiche per la ricerca applicata, 2007. Disponível em <http://www.newitalianlandscape.it/wordpress/wpcontent/uploads/2007/12/Design&Innovazione_strumenti%20e%20pratiche%20per%20la%20ricerca%20applicata.pdf>Acesso em 13/12/2012.
CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a Informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Ed. SENAC, 2003.
DERVIN, Brenda. Chaos, Order and Sense-Making: a proposed theory for information design. In: Robert E. Jacobson (Org), Information Design. Cambridge, MA: MIT Press, 1999.
FREITAS, Ranielder F.; et al. Análise de metodologias em Design: a informação tratada por diferentes olhares. In Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janeiro, v.21, n.1, 2010, p.1-15. Disponível em http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/21785/21785.PDFXXvmi=Cb1afDjSW5oe5zDw4aJeNiJLcFmjwr7aD9kTMENJJdZPMDnRN87BqQmDwKX4c5eQfzK2ezMZMLOAodsclAOMrcqZWp4auj1LTMN8lA79mWJMad0vNOjg1LfZbk9HEasxWgGjRNsfKd2Vq2sfRMvSxMSK72rMdUkbc2u5PZkBdmwFp0VhNsbmf47n7AbluwwIz3Op391gwzWXASfnlrLCvS1Etc00JwIiBwJEHKVfkSdVMtj8V6Kr0M7tZ7tIFd2h> Acesso em 18/10/2013.
GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2012.
LESCA, H; ALMEIDA, F.C. Administração estratégica da informação. Revista de Administração, São Paulo, v.29, n.3, p.66-75, 1994.
LINDKVIST, Magnus. O guia do caçador de tendências: como identificar forças invisíveis que moldam os negócios, a sociedade e a vida. São Paulo: Editora Gente, 2010.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seus destinos nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
MACHADO, M. C.; TOLEDO, N. N. Gestão do processo de desenvolvimento
de produtos: uma abordagem baseada na criação de valor. São Paulo:
Atlas, 2008.
MARCIAL, Elaine; COSTA, Alfredo L. O uso de cenários prospectivos na estratégia empresarial: vidência especulativa ou inteligência competitiva? In: XXV Encontro da Ampad (Enampad). Rio de Janeiro: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD), 2001. Disponível em <http://www.enap.gov.br/downloads/ec43ea4fENANPAD-MarcialCosta_Final.pdf> Acesso em 30/03/2013.
MASI, Domenico de. O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000. MCGEE, J. V.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. 12. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
MENDES, Mariuze D; et al. Consumo e Design: projetos e metamorfoses sociais mediando estilos de vida sustentáveis. In: Design e Consumo. Org.: Marilda Lopes Pinheiro Queluz. Curitiba: Peregrina, 2010.
MERLO, Márcia; NAVALON, Eloize. Processos projetuais para a criação em design de moda: pesquisas teóricas e referenciais. 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010.
MONTENEGRO, G. A. A Invenção do Projeto: a criatividade aplicada ao desenho industrial, arquitetura, comunicação visual. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.
MORAES, Dijon de. Metaprojeto como modelo projetual. In: Strategic Design Research Journal, v.3, nº2, p. 62-68. Mai/Ago 2010.
NEVES, Manuela; BRANCO, João. A previsão de tendências para a indústria têxtil e do vestuário. Minho (Portugal): Grafigamelas Indústria Gráfica, 2000.
PIGNATARI, Décio. Informação Linguagem Comunicação. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
RENFREW, Elinor; RENFREW, Colin. Desenvolvendo uma coleção. Porto Alegre: Bookman, 2010.
RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
RIEZU, Marta Domínguez. Coolhunters: caçadores de tendências na moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleções. 5ªed. São Paulo: Edição da Autora, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Maria Débora Fernandes Pontes, Maria Alice Vasconcelos Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.