Gestão visual de projetos audiovisuais: aprimorando o processo criativo do design de produção
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x14312021199Palavras-chave:
gestão visual de projetos, audiovisual, design de produçãoResumo
O projeto audiovisual engloba inúmeros profissionais diferentes em ações que precisam ser coordenadas. Para que estas ações tenham maior fluidez, pode-se fazer uso da gestão visual de projetos. Este artigo tem como objetivo aprimorar um esquema proposto por Krupahtz (2018) utilizando a gestão visual de projetos. Para isto inicialmente foram contextualizadas as áreas de design de produção e gestão visual de projetos para tornar claro a interação entre elas e como abordagem metodológica foi utilizado o método Lemming, de Teixeira (2018). Como resultado apresenta-se o processo de elaboração de um modelo visual de acordo com o método e a criação de um painel visual que contempla a fase de pré-produção, com enfoque no design de produção audiovisual. Nas considerações finais são abordadas sugestões para trabalhos futuros e potenciais interessantes para pesquisas envolvendo as duas áreas.
Downloads
Referências
BAUER, Malcolm; JOHNSON-LAIRD, Philip. (1993). How diagrams can improve reasoning. Psychological Science, v.4, n.6, p.372-378, nov. 1993. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40062565?seq=1. Acesso em: 14 ago. 2020.
DUSSE, Flávio; JÚNIOR, Paulo Simões; ALVES, Antonia Tamires; NOVAIS, Renato; VIEIRA, Vaninha; MENDONÇA, Manoel. Information visualization for emergency management: A systematic mapping study. Expert Systems with Applications, 45(1), p.424-437. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/284017230_Information_visualization_for_emergency_management_A_systematic_mapping_study. Acesso em: 14 ago. 2020.
GROVE, Elliot. Raindance producers’ lab: lo-to-no budget filmmaking. Burlington, MA: Focal Press, 2004.
KRUPAHTZ, Juliana. O Design no Audiovisual: o papel do designer de produção no desenvolvimento de videoclipes. 2018. TCC (Graduação) - Curso de Desenho Industrial, Departamento de Desenho Industrial, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.
LARKIN, Jill; SIMON, Herbert. (1987). Why a diagram is (sometimes) worth ten thousand words. Cognitive Science, v.11, n.1, p.65-100, mar. 1987. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1551-6708.1987.tb00863.x. Acesso em: 14 ago. 2020.
LEAN INSTITUTE BRASIL. Gestão Visual para apoiar o trabalho padrão das lideranças. Disponível em: https://www.lean.org.br/colunas/366/gestao-visual-para-apoiar-o-trabalhopadrao-dasliderancas.aspx. Acesso em: 6 ago. 2020.
LOBRUTTO, Vincent. The filmmaker’s guide to production design. Nova Iorque: Allworth Press, 2002.
MARTINS, Flavio Eduardo. Diretrizes para o desenvolvimento de dispositivos visuais em linhas de produção enxuta no setor automotivo. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.
MATTÉ, Volnei. Proposta de metodologia projetual para produtos gráfico-impressos. Expressão. v.1, n.1, p.60-66, jul. 2004.
RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. 3 ed. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007.
STICKDORN, Marc; SCHNEIDER, Jakob. Isto é Design Thinking de Serviços: fundamentos, ferramentas, casos. Porto Alegre: Bookman, 2014.
TEIXEIRA, Júlio Monteiro. Gestão visual de projetos: utilizando a informação para inovar. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
TEIXEIRA, Júlio Monteiro et al. Gestão Visual: uma proposta de modelo para facilitar o processo de desenvolvimento de produtos. Idemi: Conferência Internacional De Design, Engenharia e Gestão Para a Inovação. p. 01-09. Anais. Florianópolis: Idemi, 2012. Disponível em: http://juliomontex.com.br/wp-content/uploads/2013/04/IDEMi_2012_Gestao_Visual.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
WERNKE, Débora Verones. O Desenvolvimento de um Conjunto de Ferramentas Visuais para a Gestão de Projetos: um estudo de caso na empresa bradda design. 2012. 99 f. TCC (Graduação) - Curso de Design, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192852. Acesso em: 12 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Juliana Krupahtz, Leandro Werner Ribeiro, Júlio Monteiro Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.