Gestão visual de projetos audiovisuais: aprimorando o processo criativo do design de produção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14312021070

Palavras-chave:

Gestão Visual de Projetos, Audiovisual, Design de Produção

Resumo

O projeto audiovisual engloba inúmeros profissionais diferentes em ações que precisam ser coordenadas. Para que estas ações tenham maior fluidez, pode-se fazer uso da gestão visual de projetos. Este artigo tem como objetivo aprimorar um esquema proposto por Krupahtz (2018) utilizando a gestão visual de projetos. Para isto inicialmente foram contextualizadas as áreas de design de produção e gestão visual de projetos para tornar claro a interação entre elas e como abordagem metodológica foi utilizado o método Lemming, de Teixeira (2018). Como resultado apresenta-se o processo de elaboração de um modelo visual de acordo com o método e a criação de um painel visual que contempla a fase de pré-produção, com enfoque no design de produção audiovisual. Nas considerações finais são abordadas sugestões para trabalhos futuros e potenciais interessantes para pesquisas envolvendo as duas áreas.

Biografia do Autor

Juliana Krupahtz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

BAUER, Malcolm; JOHNSON-LAIRD, Philip. (1993). How diagrams can improve reasoning. Psychological Science, v.4, n.6, p.372-378, nov. 1993. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40062565?seq=1. Acesso em: 14 ago. 2020.

DUSSE, Flávio; JÚNIOR, Paulo Simões; ALVES, Antonia Tamires; NOVAIS, Renato; VIEIRA, Vaninha; MENDONÇA, Manoel. Information visualization for emergency management: A systematic mapping study. Expert Systems with Applications, 45(1), p.424-437. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/284017230_Information_visualization_for_emergency_management_A_systematic_mapping_study. Acesso em: 14 ago. 2020.

GROVE, Elliot. Raindance producers’ lab: lo-to-no budget filmmaking. Burlington, MA: Focal Press, 2004.

KRUPAHTZ, Juliana. O Design no Audiovisual: o papel do designer de produção no desenvolvimento de videoclipes. 2018. TCC (Graduação) - Curso de Desenho Industrial, Departamento de Desenho Industrial, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.

LARKIN, Jill; SIMON, Herbert. (1987). Why a diagram is (sometimes) worth ten thousand words. Cognitive Science, v.11, n.1, p.65-100, mar. 1987. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1551-6708.1987.tb00863.x. Acesso em: 14 ago. 2020.

LEAN INSTITUTE BRASIL. Gestão Visual para apoiar o trabalho padrão das lideranças. Disponível em: https://www.lean.org.br/colunas/366/gestao-visual-para-apoiar-o-trabalhopadrao-dasliderancas.aspx. Acesso em: 6 ago. 2020.

LOBRUTTO, Vincent. The filmmaker’s guide to production design. Nova Iorque: Allworth Press, 2002.

MARTINS, Flavio Eduardo. Diretrizes para o desenvolvimento de dispositivos visuais em linhas de produção enxuta no setor automotivo. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

MATTÉ, Volnei. Proposta de metodologia projetual para produtos gráfico-impressos. Expressão. v.1, n.1, p.60-66, jul. 2004.

RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. 3 ed. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007.

STICKDORN, Marc; SCHNEIDER, Jakob. Isto é Design Thinking de Serviços: fundamentos, ferramentas, casos. Porto Alegre: Bookman, 2014.

TEIXEIRA, Júlio Monteiro. Gestão visual de projetos: utilizando a informação para inovar. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

TEIXEIRA, Júlio Monteiro et al. Gestão Visual: uma proposta de modelo para facilitar o processo de desenvolvimento de produtos. Idemi: Conferência Internacional De Design, Engenharia e Gestão Para a Inovação. p. 01-09. Anais. Florianópolis: Idemi, 2012. Disponível em: http://juliomontex.com.br/wp-content/uploads/2013/04/IDEMi_2012_Gestao_Visual.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

WERNKE, Débora Verones. O Desenvolvimento de um Conjunto de Ferramentas Visuais para a Gestão de Projetos: um estudo de caso na empresa bradda design. 2012. 99 f. TCC (Graduação) - Curso de Design, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192852. Acesso em: 12 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-27