Storytelling e Identidade de Marca: estudo de caso da marca portuguesa Josefinas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x11222018363Palavras-chave:
moda, comunicação, branding, storytellingResumo
O artigo visa analisar a utilização do storytelling na construção da identidade de marcas e apresenta um estudo de caso da marca portuguesa de calçados femininos Josefinas, na qual é possível perceber que, a partir do desenvolvimento do storytelling, a identidade da marca foi desenvolvida, e as demais estratégias de comunicação também utilizam fortemente esta estratégia. A marca tem posicionamento no mercado de luxo e desenvolve as “sabrinas”, peça chave da marca, que são sapatilhas inspiradas nos calçados das bailarinas. A empresa também desenvolve mocassins, sapatilhas, acessórios para calçados e bolsas, que são produzidos com altíssima qualidade, num atelier com 10 artesãos, situado na cidade de Braga, em Portugal. Para a elaboração deste artigo, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e exploratória, além de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso.
Downloads
Referências
BATEY, Mark. O significado da marca: como as empresas ganham vida na mente dos consumidores. Rio de Janeiro: Best Business, 2010.
FEIJÓ, Valéria Casaroto; FRANDOLOSO, Pablo Eduardo; GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. Storytelling como metodologia projetual para a construção de uma identidade de marca: o caso do café de Colômbia. Projética, Londrina, v.5, n. 02, p. 105-126, 2014.
FRANDOLOSO, Pablo Eduardo; FEIJÓ, Valéria. Storytelling e Gestão de Marca. Temática, Universidade Federal da Paraíba, ano X, n. 08, p. 164-181, 2014.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.
HERNAMAVICIUTE, Gintare. Impacto das redes sociais e website no desempenho competitivo das empresas portuguesas de calçado: presença digital como vantagem competitiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Design e Marketing) – Escola de Engenharia, Universidade do Minho, Portugal.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
JOSEFINAS. Josefinas Portugal. Disponível em: <http://josefinas.com/pt>. Acesso em: 27/01/2017.
MAGNOLO, Talita Souza; MOREIRA, Maxwell Costa Oliveira. O Storytelling na criação do posicionamento da marca: a propaganda da Apple que mudou o jogo. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, Boa Vista, 06 a 08/07/2016.
MARTINS, José. Branding: um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. 3. ed. São Paulo: Global Brands, 2006.
NUNES, Antônio. É melhor contar tudo. São Paulo: Nobel, 2009.
PRATTEN, Robert. Getting started with Transmedia Storytelling. E-book. 2nd Ed, 2015.
SZABLUCK, Daniela; LINDEN, Júlio Carlos de Souza van der; BERNARDES, Maurício Moreira e Silva. A narrativa da marca: o storytelling como face da autenticidade. Educação Gráfica, Bauru, v. 19. n. 02, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Thaissa Schneider, Laura Pedri Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.