Planejamento Circular e Extensão Social: Aplicação da Metodologia de Mitigação de Monstros Híbridos no Upcycling de Moda com o Instituto Criar Mulher

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944631012026e8110

Parole chiave:

Extensão social, Upcycling, Moda sustentável

Abstract

Este artigo apresenta a aplicação prática da metodologia de Planejamento Circular de Compatibilidade de Fibras e Aviamentos, desenvolvida anteriormente como estratégia para mitigar os chamados monstros híbridos nos projetos de upcycling de moda sustentável. A pesquisa foi realizada com o grupo de mulheres do Instituto Criar Mulher, por meio da oficina Eco-Criativas, que utilizou uniformes de motoristas de ônibus como matéria-prima para experimentação e reconversão têxtil. Ancorada nos princípios da educação popular freireana, a ação extensionista propôs um diálogo entre saberes técnicos e experiências de vida, promovendo o aprendizado coletivo, a autonomia e o protagonismo feminino. A metodologia foi aplicada em cinco etapas: diagnóstico de materiais, mapeamento de compatibilidade, exploração criativa, documentação processual e comunicação educativa  e resultou na criação de protótipos que aliam circularidade, estética e consciência ambiental. Os resultados indicam que a integração entre design, extensão e pedagogia dialógica fortalece a moda como campo de transformação social e ambiental, consolidando a prática do upcycling como instrumento de emancipação e cidadania.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Breno Tenório Ramalho de Abreu, Universidade de Brasília

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (2010), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Design pela Universidade de Brasília (2015) e doutorado em Artes pela Universidade de Brasília (2019). Atualmente é professor no curso de graduação e pós-graduação em Design da UnB, atuando na linha de pesquisa Design, Cultura e Materialidade com o projeto de pesquisa "Design de Moda, Práticas Sustentáveis e Biomateriais". Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design de Produto e Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: estamparia, desenho, moda, sustentabilidade e biodesign. É editor associado da Revista Design, Tecnologia e Sociedade; Coordenador do PPG Design - UnB; e coordenador do LabModa UnB.

Rafaella Lacerda, Universidade de Brasília

Rafaella de Castro Lacerda é designer e professora, graduada em Produtos da Moda pela Faculdade ITEC AD1 (2006) e pós-graduada em Fashion Design pelo Istituto Europeo di Design - IED (2009). Atualmente, é mestre em Design pela Universidade de Brasília - UnB (2024), onde desenvolve pesquisas voltadas para a aplicação de biomateriais no design de moda, com ênfase em sustentabilidade e na mitigação dos impactos causados pelo uso excessivo de plástico e seus derivados na indústria da moda. Desde 2016, atua como docente no curso de graduação em Design de Moda do IESB, contribuindo com sua expertise para a formação de futuros profissionais da área.

Sandra Regina Martins de Oliveira, Universidade de Brasília

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Brasília (2013) . Atualmente é professora - Secretaria de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: perfil estudantes uab ead, educação precoce, perfil professores educação física e ensino especial.

Riferimenti bibliografici

BRAUNGART, Michael; MCDONOUGH, William. Cradle to Cradle: criar e reciclar ilimitadamente. São Paulo: Gustavo Gili, 2002

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FLETCHER, Kate; GROSE, Lynda. Moda & Sustentabilidade: design para mudança. Editora Senac São Paulo, 2019.

FLETCHER, Kate; THAM, Mathilda (Org.). Routledge Handbook of Sustainability and Fashion. London: Routledge, 2015.

FLETCHER, Kate; THAM, Mathilda. Earth Logic: Fashion. Action, research, plan, 2019.

PANDIT, Pintu; AHMED, Shakeel (Org.). Recycling from Waste in Fashion and Textiles: A Sustainable and Circular Economic Approach. Boca Raton: CRC Press, 2020.

ROBERTS, Julian. Subtraction Cutting 2014-2020-131 Scholarly Encounters and Artefacts [REF 2021 Portfolio]. 2021.

Pubblicato

2026-02-01

Come citare

TENÓRIO RAMALHO DE ABREU, Breno; LACERDA, Rafaella; REGINA MARTINS DE OLIVEIRA, Sandra. Planejamento Circular e Extensão Social: Aplicação da Metodologia de Mitigação de Monstros Híbridos no Upcycling de Moda com o Instituto Criar Mulher. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 1–23, 2026. DOI: 10.5965/25944631012026e8110. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/28110. Acesso em: 2 feb. 2026.