Uma entrevista sobre a interculturalidade no ensino das artes visuais: perspectivas e abordagens de apreciação estética no Quebec
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630812024e5042Parole chiave:
ensino das artes visuais, interculturalidade, apreciação estética, entrevistaAbstract
Esta entrevista tem por objetivo conhecer aspectos educacionais do Quebec voltados para uma perspectiva intercultural do ensino das Artes Visuais e identificar as abordagens de apreciação adotadas pela professora universitária Adriana de Oliveira em suas práticas de ensino. Desse modo, buscou-se entender a importância da interculturalidade nos projetos que relacionam a arte com questões sociais; a apreciação estética de imagens da contemporaneidade no contexto da educação básica; como esses aspectos são tratados na formação de futuros docentes de Artes Visuais; e como são explorados no cotidiano da escola por esses profissionais. Além disso, ao longo das perguntas buscou-se identificar como esses elementos podem ser explorados por docentes de arte no contexto da educação básica.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BATTAINI-DRAGONI, G. Vivre ensemble dans l’égale dignité. In: BOUCHARD, G. et al (Org.) L’interculturalisme: dialogue Québec-Europe. Actes du Symposium international sur l’interculturalisme. Montréal: 25-27 mai 2011. Montréal: L’Interculturalisme, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
EMONGO, L.; WHITE, B. W. L’interculturel au Québec: rencontres historiques et enjeux politiques. Montréal: Presses de l’Université de Montréal, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MBAM. Musée des beaux-arts de Montréal. Éducart: un outil pédagogique interdisciplinaire pour les enseignants et les enseignantes du Québec. 2024. Disponível em: <https://educart.ca/fr/>. Acesso em: 3 mar. 2024.
POTVIN, M.; LAROCHELLE-AUDET, J. Abordagens teóricas da diversidade etnocultural na educação e das competências essenciais do pessoal escolar. In: M. POTVIN; M. O. MAGNAN; J. LAROCHELLE-AUDET (Org.). Diversidade etnocultural na educação: teoria e prática. Anjou, Quebec: Fides, 2016.
QUÉBEC. Ministère de l’Éducation. Programme de formation de l’école québécoise : éducation préscolaire, enseignement primaire. Québec: Gouvernement du Québec, 2006.
QUÉBEC. Ministère de l’Éducation. La formation à l’enseignement: les orientations, les compétences professionelles. Québec: Gouvernement du Québec, 2001.
QUÉBEC. Ministère de l’Éducation. Une école d’avenir: Politique d’intégration scolaire et d’éducation interculturelle. Québec: Gouvernement du Québec, 1998.
QUÉBEC. Ministère de l’Éducation. Immigration et éducation interculturelle. 1998. Disponível em: <https://www.education.gouv.qc.ca/professionnels/aide-et-soutien/immigration-et-education-interculturelle>. Acesso em: 09 dez 2023.
QUÉBEC. Ministère de l’Éducation. Référentiel de compétences professionnelles: profession enseignante. Québec: Gouvernement du Québec, 2020.
TRUDEL, M. Conjuguer l’art au singulier ou au pluriel? Analyse des représentations d’étudiants en arts visuels et médiatiques au sujet de l’enseignement de leur discipline en contexte scolaire pluriculturel. 2006. 327 f. Tese (Doutorado em Ensino da Arte), Université Concordia, Montreal, 2006.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Andrei Galkowski, Leticia Francez
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".