Ensino de desenho e educação especial: entrevista com Liane Oleques

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630812024e4873

Parole chiave:

entrevista, desenho infantil, educação especial

Abstract

A entrevista aborda o tema do desenho na Educação Infantil no contexto da Educação Especial com a entrevistada Liane Oleques, cuja a tese, intitulada Uma possibilidade de ensino de desenho para crianças com deficiência intelectual, objetivou a criação de estratégias de ensino de desenho, aplicação e análise da aprendizagem para crianças com deficiência. Partindo da experiência de Oleques como pesquisadora e professora na área da Educação Especial, a entrevista busca pensar paralelos entre os estudos que abordam as características e fases do desenho na Educação Infantil e as especificidades do desenvolvimento do grafismo na infância na Educação Especial. A entrevista ainda levanta questões relativas à abordagem metodológica de ensino de desenho na educação especial partindo da experiência docente da entrevistada ministrando aulas de Artes Visuais na APAE. Dessa forma, objetivamos compreender como o ensino de desenho pode contribuir para o desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual. Além disso, discutimos como o ensino de desenho pode ser pensado no contexto escolar do ponto de vista de uma abordagem metodológica para alunos/as que podem apresentar formas de aprendizagem variadas diante da diversidade de deficiências, como as sensoriais, intelectuais ou múltiplas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Eva Alves Lacerda, Universidade do Estado de Santa Catarina

1  Graduada em Artes Visuais (UEM). Mestre em Educação (PPE-UEM). Doutoranda em Processos Artísticos Contemporâneos pelo (PPGAV – UDESC).

Gustavo Rodrigues, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pesquisador, artista e professor. Mestrando em Artes Visuais, na área de concentração em Processos Artísticos Contemporâneos pela Universidade do Estado de Santa Catarina, bolsista da instituição FAPESC (2022 à 2023) e pela instituição CAPES (2023 à 2024). Participante do grupo de pesquisa Articulações Poéticas. Graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) - 2021.

Riferimenti bibliografici

OLEQUES, Liane Carvalho. Uma possibilidade de ensino de desenho para crianças com deficiência intelectual. 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2017.

Pubblicato

2024-02-27

Come citare

LACERDA, Eva Alves; RODRIGUES, Gustavo. Ensino de desenho e educação especial: entrevista com Liane Oleques. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 1–12, 2024. DOI: 10.5965/25944630812024e4873. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24873. Acesso em: 23 nov. 2024.