Liceu de Artes e Ofícios da Bahia: dos ofícios à formação cidadã através da arte

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630712023e2874

Parole chiave:

Artes e Ofícios, Educação, Cidadã

Abstract

Este artigo é fruto da vertente baiana da pesquisa interinstitucional Escolas de Artes e Ofícios no Brasil: história, propostas formativas e continuidades na formação do Bacharelado em Design de Moda. De natureza qualitativa, a pesquisa prioriza uma linha de investigação histórica, analisando o Liceu de Artes e Ofícios da Bahia (1872-2007), seus primórdios e desenvolvimento, na busca de vestígios do ensino voltado a atividades vestimentares, como corte e costura. Nesse percurso, tentamos compreender o papel da instituição na formação de cidadãos, sobretudo a partir da conjuntura social que se colocava à época do seu surgimento, de uma população recém-liberta da escravidão em uma cidade em vias de industrialização. Além disso, procura compreender qual papel o Liceu de Artes e Ofícios da Bahia cumpre na sociedade soteropolitana, sobretudo nas décadas de 1990 e 2000, inquerindo se teve como direcionamento o ensino de modelagem e costura. Em termos metodológicos, a investigação utilizou como principal recurso a pesquisa bibliográfica, reunindo informações sobre a instituição e o contexto socioeducativo baiano através dos trabalhos de Cunha (1979), Leal (1996), Trinchão (2008) e Reis (2012), com amparo em questionário com alguns profissionais que atuaram na instituição no período mais recente. Conclui-se que o Liceu de Artes e Ofícios da Bahia perpetuou seu objetivo principal de assistir e formar classes menos favorecidas economicamente. Não houve maior desenvolvimento de atividades relacionadas às práticas vestimentares, das quais somente foram encontrados vestígios. Nos seus últimos anos, o Liceu atuou para promover uma formação cidadã através das artes.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Renata Pitombo Cidreira, Federal University of Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Comunicação (habilitação em Jornalismo - 1992), mestrado (1997) e doutorado (2003) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Tem Pós-doutorados em sociologia pela Université René Descartes, Paris V-Sorbonne (2011) e em Comunicação e Artes/ Estudos da Cultura pela Universidade de Beira Interior (2021). Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, ministrando as disciplinas Teorias da Comunicação, Estética da Comunicação e Comunicação, Cultura e Arte. Lidera o grupo de pesquisa Corpo e Cultura, cadastrado no CNPq. Tem experiência na área de Comunicação, sobretudo em Estética da Comunicação, com ênfase nas investigações sobre a Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, estilo, aparência, figurino, corpo, sensibilidade, performance, cultura e crítica.

Renata Costa Leahy, Unime - Anhanguera Salvador

Professora no curso de Jornalismo da Faculdade Unime-Anhanguera Salvador. Doutora pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da Universidade Federal da Bahia (bolsista CAPES), em co-tutela com a École Doctorale Lettres, Langues, Spectacles da Université Paris Nanterre (Paris 10), França (bolsista CAPES/PDSE). Mestre pelo Pós-Cultura/UFBA. Bacharel em Artes (BI Artes) com área de concentração em Políticas e Gestão da Cultura pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências prof. Milton Santos (IHAC/UFBA). Membro do grupo de pesquisa Corpo e Cultura (CNPq-UFRB/UFBA). Atua principalmente com os seguintes temas: comunicação, arte, cultura, moda, corpo.

Riferimenti bibliografici

ALCÂNTARA, Paulo Henrique de. Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Questionário respondido e enviado a Renata Pitombo Cidreira. Salvador, 30 de julho de 2021.

ANDRADE, Mario de. O artista e o artesão. Aula inaugural dos cursos de Filosofia e História da Arte, do Instituto de Artes, Universidade do Distrito Federal, 1938.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios manufatureiros em arsenais, asilos e liceus. Revista Fórum Educacional. Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, p. 3-47, jul./set. 1979.

LICEU de Artes e Ofícios da Bahia. In: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/instituicao17451/liceu-de-artes-e-oficios-da-bahia. Acesso em: 08 de abril de 2022. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.

LEAL, Maria das Graças de Andrade. A arte de ter um ofício (1872-1996): Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Salvador: Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, 1996, 402p.

LEAL, Maria das Graças de Andrade. Informação verbal concedida a Renata Pitombo Cidreira e Renata Costa Leahy, via plataforma de videoconferência Jitsi. Salvador, 26 de agosto de 2021.

PASSOS, Edvard. Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Questionário respondido e enviado a Renata Costa Leahy. Salvador, 12 de abril de 2021.

REIS, Lysie. A liberdade que veio do ofício: práticas sociais e cultura dos artífices na Bahia do século XIX. Salvador: EDUFBA, 2012.

SCALDAFERRI, Danilo. Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Questionário respondido e enviado a Renata Pitombo Cidreira. Salvador, 04 de abril de 2021.

SUASSUNA, Ariano. Iniciação à estética [recurso eletrônico]. 1. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.

TRINCHÃO, Gláucia Maria Costa. O desenho como objeto de ensino: História de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas. Tese (doutorado em educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo - RS, 2008.

Pubblicato

2023-02-01

Come citare

CIDREIRA, Renata Pitombo; LEAHY, Renata Costa. Liceu de Artes e Ofícios da Bahia: dos ofícios à formação cidadã através da arte. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5965/25944630712023e2874. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22874. Acesso em: 1 lug. 2024.