Turbante e identidade negra: uma análise pela semiótica discursiva aplicada a um post do Facebook

Autori

  • Isaac Matheus Batista Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630512021227

Parole chiave:

Turbante, Identidade negra, Semiótica discursiva

Abstract

O presente artigo teve como objetivo compreender a participação do vestuário na construção da identidade negra/africana na contemporaneidade. Para tal, utilizamos a semiótica discursiva, que foi aplicada a um post do Facebook de uma mulher negra, no qual ela usava o turbante e falava sobre ele. A análise efetuada nos permitiu compreender que o uso do turbante implica uma questão identitária, na qual a construção da identidade negra/africana se dá numa oposição à identidade branca/europeia, e ocorre dentro de uma narrativa em que, no presente, repete-se performaticamente uma prática vestimentária considerada originada pela ancestralidade africana. O uso do turbante apresenta-se, no post, como uma forma de conceder uma valorização eufórica à identidade negra/africana. De modo geral, o discurso constrói um tema de libertação, pois o uso do turbante enquanto algo eufórico se manifesta como uma maneira de se libertar do padrão de beleza e da visão de mundo eurocêntrica que constrói o turbante como símbolo do outro e manipula os negros e negras a erradicarem-no do uso cotidiano em prol de uma tentativa de entrar em conjunção com a alteridade branca/europeia.

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Pubblicato

2021-02-01

Come citare

BATISTA, Isaac Matheus. Turbante e identidade negra: uma análise pela semiótica discursiva aplicada a um post do Facebook. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 227–245, 2021. DOI: 10.5965/25944630512021227. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/19104. Acesso em: 21 nov. 2024.