A construção da identidade por meio do portfólio de moda
uma experiência de investigação de campo em âmbito internacional
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630512021076Parole chiave:
Portfolio di moda, Identità, WorkshopAbstract
O artigo apresenta os resultados de um trabalho de investigação de campo realizado em três escolas de moda internacionais: Politécnico de Milão (Itália), Universidade Iuav de Veneza (Itália) e Escola d’Art i Superior de Disseny de Alcoi (Espanha) - para investigar o portfólio de moda como instrumento de exploração do processo de design e construção da identidade de seu autor. No sistema da moda, o portfólio é um instrumento essencial, exigido em oportunidades de emprego, apresentado em entrevistas, e é frequentemente o único elemento disponível para os avaliadores no processo de seleção entre diferentes candidatos. Contudo, a reflexão teórica desenvolvida na área acadêmica em relação ao portfólio é ainda muito limitada. Esta contribuição visa, então preencher pelo menos em parte essa lacuna. O artigo descreve e analisa um workshop concebido e realizado nessas instituições, que nas suas diferentes fases, teve o objetivo de simular uma parte do processo de realização do portfólio e efetuar um levantamento exploratório, documentando as considerações dos estudantes, suas impressões sobre essa ferramenta, dificuldades encontradas, formas de realização, influência do contexto e a sua relação com a identidade do autor.
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