Metodologias colaborativas do design para modelagem plana do vestuário

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630422020092

Parole chiave:

desing colaborativo , modelagem plana do vestuário , metodologia cola-borativa

Abstract

Este artigo reflete sobre a importância das metodologias colaborativas do design na construção de novas configurações para o ensino de modelagem plana do vestuário, entendendo que, por meios colaborativos, é possível contribuir com atividades e solutos de diversos campos partindo de um novo olhar ao conceber conceitos e soluções formais. A metodologia utilizada nesta pesquisa seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa, realizada por meio de estudo bibliográfico e Revisão Sistemática de Literatura. A partir dos levantamentos conceituais e experimentais de pesquisas realizadas sobre o ensino e aprendizagem de modelagem plana do vestuário, apresentamos formas de aplicação do design colaborativo e suas abordagens metodológicas para problemáticas levantadas nesse ensino. Os resultados evidenciaram que a partir do planejamento de uma metodologia colaborativa aplicada à modelagem plana do vestuário, é possível a construção de projetos que, na prática, são mais concisos e próximos da realidade dos usuários, que nesta pesquisa inclui docentes e discentes dos cursos de design de moda e vestuário, isto ocorre, resultante da contribuição colaborativa no processo. Apresentando assim as metodologias colaborativas como uma grande aliada ao papel do designer na contemporaneidade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Elida Belquice Araújo Santiago, Instituto Federal do Piaui Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Design pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA.
Possui graduação em DESIGN DE MODA pela Faculdade de Saúde,
Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (2010) e especialização
Latu Sensu em Docência da Educação profissional pelo Instituto
Federal do Piaui (2011). Tem experiência na área de Educação, com
ênfase em Educação Profissional e Ensino Superior. Professora DE do
quadro Efetivo do Eixo de Produção Industrial do Instituto Federal do
Piaui/ Campus Piripiri- IFPI.

Raquel Gomes Noronha, UFMA- UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Raquel Noronha é designer (ESDI-UERJ, 2001), mestre (PPGCSoc-UFMA, 2008) e doutora (PPCIS-UERJ, 2015) em Antropologia. Professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Design/UFMA. Líder do NIDA ? Núcleo de pesquisas em inovação, design e antropologia (CNPq), desenvolve pesquisa nas áreas de identidade cultural e patrimônio, metodologias participativas, relação design-materiais-artesanato e Design Anthropology. Dirigiu o documentário À mão e fogo (2014), é autora dos livros Identidade é valor: as cadeias produtivas do artesanato de Alcântara-MA (2011); No coração da Praia Grande (2015) e coautora de Artesanato no Maranhão, práticas e sentidos (2016) e Cirandas de saberes: percursos cartográficos e prática artesanal em Alcântara e Baixada Maranhense (2017). Atual chefe do Departamento de Desenho e Tecnologia da UFMA e vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Design - PPGDesign-UFMA.

Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi, UFMA- UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Psicóloga, Pós Doutora em Engenharia e Gestão do conhecimento. Doutora e Mestre em Engenharia de Produção. Professora adjunta do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia/BICT, da Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Coordenadora de Estágio não Obrigatório e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.Professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Design/UFMA. Secretária adjunta da Regional Maranhão biênio 2019-2021.Vice Presidente do Centro de Educação e Formação Profissional do Maranhão -CEPROMAR- Presidente do Rotary Club São Luís João Paulo 2019-2020. Membro do Conselho Diretor do Rotary Club São Luís João Paulo.Presidente da comissão Imagem Pública do Rotary Club São Luís João Paulo 2018 - 2019. Presidente da Comissão de Serviços a Juventude do Rotary Club São Luís João Paulo 2017 - 2018. Linhas de pesquisa que atua: Ambientes Virtuais de aprendizagem; Ergonomia Cognitiva; Inteligências Múltiplas; Criatividade; Reintegração Social; Engenharia Reversa. Saúde e Educação Ambiental. Comunidades Criativas e Geração de Renda. Autora de livros e artigos em congressos nacionais e internacionais. Realiza: Palestras, Cursos, Treinamentos, Seminários.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Camila Caroline Teixeira de. O conceito de Metadesign. O Colloquium on Metadesign, na Universidade Goldsmiths em Londres-

SIGRADI, Vol.1, p.62, dezembro 2014. Disponível em: http://papers.cumincad.org/data/works/att/sigradi2014_200.content.pdf. Acessado 12/12/2019 as 15:00h.

ARAÚJO, M. do S de; SOUZA, W. G. de; FILGUEIRAS, A. P. A. Experimento metodológico para o processo de ensino-aprendizagem da modelagem plana feminina: praxis docente x discente no curso de design-moda- UFC . In: Ensinarmode, Vol. 3, n. 2, p.041- 052, 2594-4630, jun-set 2019.

BERG, Ana Lara Marchi. Técnicas de modelagem Plana feminina: construção de bases e volumes. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017.

BORBAS, M. C.; BRUSCAGIM, R. R. Modelagem plana e tridimensional – moulage – na indústria do vestuário. Rev. Ciências Empresariais da UNIPAR , Umuarama, v. 8, n. 1 e 2, p. 155-167, jan./dez. 2007, p.61.

BOTERO, A., KOMMONEN, K.-H., OILINKI, I., & KOSKIJOKI, M. (2003). Co-Designing Visions, Uses, and Applications. In: Electronic Proceedings of the 5th International Conference of the European Academy of Design. Techne- Desing Wisdom, Barcelona, Spain: European Academy of Design / Universidad de Barcelona.P.13.

CREPALDI, Renata Nogueira. Ensino de modelagem: experiências e desafios em busca da formação do pensamento construtivo independente. Bauru, 2017. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202017/COM_ORAL/co_2/co_2_ENSINO_DE_MODELAGEM_EXPERIENCIAS.pdf. Acessado 30/11/2019 as 20:00h.

FILGUEIRAS, A. P. A.; ARAÚJO, M. do S de; SOUZA, W. G. de; CARVALHO, M. A. Reflexões sobre modelagem ergonômica no planejamento e elaboração de produtos do vestuário. In: 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE MODA E DESIGN-CIMODE, Buenos Aires. Anais... Buenos Ayres, 2016.

FONTANA, Isabela Mantovani; HEEMANN, Adriano; GOMES FERREIRA, Marcelo Gitirana. Design Colaborativo: Fatores Críticos para o Sucesso do Co-design, 4° Congresso Sul Americano de Design de Interação, 2012.

GIACCARDI, Elisa. “Metadesign as an Emergent Design Culture” in Leonardo, 38:2 (August 2005) Disponível em: http://x.idat.org/~eg/research/pdf/Giaccardi_Leonardo05.pdf Acesso em dez 2019 IERVOLINO, Fernanda. A tecnologia 3d como recurso didático para a aprendizagem da modelagem plana do vestuário. Encontro nacional de pesquisadores em moda, 2015 p 05-06.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professor. São Paulo: Cortez, 2009. 119, p. 54.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2011. 127 p. 134

IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado. São Paulo: Cortez, 2016. 229 p.

LIMA, Márcio Soares; SILVA, Lucilene Rodrigues da; UCHÔA, Jandeina Maria Barbosa; NORONHA, Raquel Gomes. A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula. Ensinarmode, Vol. 3, n. 1, p.113 - 122, 2594-4630, out-mai 2019.

LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1997.

MENEZES, Marizilda dos Santos ; SPAINE, Patrícia Aparecida de Almeida. Modelagem Plana Industrial do Vestuário: diretrizes para a indústria do vestuário e o ensino-aprendizado. PROJÉTICA,

LONDRINA, V. 1, N. 1, P. 82‐100, DEZ. 2010. Disponível: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/7737/6858

NUNES, R de C; ROCHA, Maria Alice Vasconcelos. O ensino de modelagem do vestuário na perspectiva do Design da Informação . Achiote revista eletrônica de moda. Vol.6 . nº2 dezembro 2018 p 12,17.

OBREGON, Rosane de Fatima Antunes. Perspectivas de pesquisa em design: estudos com base na Revisão Sistemática de Literatura . Erechim: Deviant, 2017.

KAMPA, Erick Renan. Processos colaborativos de design no desenvolvimento de jogos digitais. – Curitiba, 2018. 110 f.; il.

LEWIN K. Action research and minority problems. J Soc Issues.1946; 2:34-6.

SANTOS, Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos. Parâmetros de avaliação de objetos virtuais de aprendizagem. São Paulo; SP: [s.n], 2013. p 35.

SILVA, Edna Lúcia da. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. – 4. ed. rev. atual. – Florianópolis: UFSC, 2005.

SILVA, Edna Maria dos Santos; FRANÇA, Sônia; Doutora. Modplan: ensino e aprendizagem de modelagem plana por meio de um recurso tecnológico. 2018. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio. Acessado 7/11/2019 as 15:00h

SPINUZZI, Clay. The Methodology of Participatory Design. Technical communcation, Volume 52, Number 2, May 2005 .

TRANFIELD,D.;DENYER, D.; SMART,P. ‘Towards a methodology for developing evidence-informed management knowledge by means of systematic review’. British Journal of Management, 14, 207-22,2003.

Pubblicato

2020-06-01

Come citare

SANTIAGO, Elida Belquice Araújo; NORONHA, Raquel Gomes; ZANDOMENEGHI, Ana Lucia Alexandre de Oliveira. Metodologias colaborativas do design para modelagem plana do vestuário. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 92–108, 2020. DOI: 10.5965/25944630422020092. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/17049. Acesso em: 17 mag. 2024.