Políticas de Conflito de Interesses

Declaração de Conflito de Interesses e Responsabilidade dos Autores
Os artigos publicados refletem as opiniões e contribuições dos autores, e não a posição oficial da Revista de Ensino em Artes, Moda e Design. Os autores são responsáveis pela precisão das informações e por eventuais conflitos de interesse, que devem ser devidamente declarados.
       1. A fonte de financiamento da pesquisa deve ser claramente declarada e publicada, se houver.

Isso inclui informações sobre:
         i. Apoio financeiro recebido para a realização da pesquisa.
         ii. Participação em conselhos consultivos ou comitês de empresas que possam se beneficiar da pesquisa.
         iii. Os patrocinadores da pesquisa.
          iv. O papel que a fonte de financiamento desempenhou na concepção, condução, análise e relato dos dados da pesquisa.
Ao relatar esses detalhes, buscamos assegurar que a comunidade acadêmica e os leitores em geral estejam cientes de qualquer influência que possa ter afetado os resultados ou a interpretação da pesquisa.

Declaração de Conflito de Interesses e Responsabilidade dos Avaliadores
       1. A Revista de Ensino em Artes, Moda e Design utiliza o sistema de revisão por pares duplo-cego (double-blind review). As avaliações são realizadas com base no mérito do trabalho e não são influenciadas por raça, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, regionalidade, posicionamento político ou ideológico e perspectivas teóricas dos autores, e sem se deixar influenciar pela obtenção de vantagens pessoais, comerciais ou de fontes de receita.
      Os pareceristas devem:
         i. Manter confidencialidade sobre as submissões e o processo de avaliação.
         ii. Declarar qualquer conflito de interesse antes ou durante a avaliação.
         iii. Justificar claramente suas decisões e oferecer sugestões construtivas para a melhoria dos trabalhos avaliados.
         iv. Informar aos editores se identificarem qualquer irregularidade ética ou técnica no artigo sob avaliação.