Carta Editorial

Autori

Parole chiave:

Moda, Extensão Universitária, Gestão Educacional

Abstract

A Carta Editorial apresenta o Dossiê Moda, Extensão e Gestão Educacional como fruto do amadurecimento do Grupo de Trabalho criado no Colóquio de Moda. Os textos reunidos evidenciam a extensão universitária como eixo fundamental da formação em moda e design, articulada a práticas pedagógicas críticas e socialmente comprometidas. O Dossiê reafirma o papel da universidade e dos eventos científicos na produção de conhecimento alinhado às demandas contemporâneas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Cyntia Tavares Marques de Queiroz, Universidade Federal do Ceará

Possui Graduação em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará (1998); Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2000); Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1999); MBA em Branding, Marketing e Growth pela PUC-RS (2022); Mestrado em Design e Marketing pela Universidade do Minho (2004); e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2014). É Professora Associada do curso de Design-Moda, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, estando, atualmente, na Coordenação do Curso. Ministra disciplinas nas áreas de Moda, Marketing, Consumo, Comunicação e Pesquisa. É uma das Coordenadoras dos Projetos de Extensão Bolsa Arte Moda; Amor Salva e @ativismonamoda. É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa NAÏF - Núcleo de Estudos em Arte, Inovação, Moda e Design. Ocupa o cargo de presidente do evento científico Colóquio de Moda, bem como faz parte do seu Comitê Científico. É vice presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem. Atua no Conselho Editorial da ENSINARMODE - Revista de Ensino em Artes, Moda e Design. Desenvolve trabalho voluntário na Associação Lua Rosa, nas áreas de comunicação, gestão de projetos e marketing. É idealizadora e voluntária do projeto social Amor Salva, que estimula a leitura em crianças que estão em situação de vulnerabilidade social.

Juliana Bortholuzzi, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Pós-Doutoranda no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, Doutora em Ciências da Comunicação, Mestre em Processos e Manifestações Culturais, graduada em Moda e Direito e pós-graduada em Direito Privado. É professora do Curso de Moda da Unisinos Porto Alegre, presidente do Colóquio de Moda e membro da Abepem.

Riferimenti bibliografici

FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

Pubblicato

2026-02-01

Come citare

DE QUEIROZ, Cyntia Tavares Marques; BORTHOLUZZI, Juliana. Carta Editorial. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 1–6, 2026. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/28376. Acesso em: 2 feb. 2026.