CONSTRUÇÃO E LEGITIMAÇÃO DE UM CAMPO DO SABER: O DESIGN DE MODA NO BRASIL

Autores

  • Cyntia Tavares Marques de Queiroz Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630322019009

Resumo

Este artigo busca refletir o processo de construção e legitimação de um campo do saber acadêmico, particularmente o campo do Design de Moda, que surge no Brasil a partir de 2004, quando o Ministério da Educação instituiu que todos os cursos de moda do país deveriam se enquadrar ao campo do Design, orientando-se por suas respectivas diretrizes curriculares. Apresenta também como esse processo ocorreu no Brasil, em aceites e resistências. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e a entrevista como principal fonte dos dados que nortearam as nossas reflexões acerca do tema. Os resultados apontaram um campo ainda em construção, com a clara disputa de poder entre os dominantes – designers e os dominados – estilistas.

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Biografia do Autor

Cyntia Tavares Marques de Queiroz, Universidade Federal do Ceará

Instituto de Cultura e Arte, Design-Moda

Referências

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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em www.emec.mec.gov.br. Acesso em março de 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em http://emec.mec.gov.br/ . Acesso em 10 de março de 2019

Publicado

2019-11-28

Como Citar

QUEIROZ, Cyntia Tavares Marques de. CONSTRUÇÃO E LEGITIMAÇÃO DE UM CAMPO DO SABER: O DESIGN DE MODA NO BRASIL. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 009–024, 2019. DOI: 10.5965/25944630322019009. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14902. Acesso em: 13 nov. 2024.

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