Metodologia de ensino de técnicas de costura voltado para cursos de graduação em Design de Moda

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DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630832024e5576

Mots-clés :

Curso Design de Moda, técnicas de costura, metodologia de ensino

Résumé

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a metodologia usada para o ensino de técnicas de costura nos cursos de graduação em Design de Moda. As técnicas de costura vêm sendo transmitidas por gerações de maneira informal, e carece de uma sistematização acadêmica. No Brasil, a transmissão dos saberes desde o final do século XIX ocorreu em cursos profissionalizantes. Com criação dos cursos de Design de Moda, a partir da década de 1980, o ensino das técnicas de costura passou a fazer parte do escopo acadêmico. O domínio das técnicas de costura pode interferir e enriquecer o processo criativo do profissional de moda. A sistematização dos procedimentos e a criação de uma metodologia a ser seguida dentro da esfera acadêmica, é apresentada nesse artigo, de forma a ser replicada nos cursos bem como demonstrar suas potencialidades.

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Bibliographies de l'auteur

Maria Paula Guimaraes, Escola de Design UEMG

Maria Paula Guimarães é Doutora em Cultura, Gestão e Processos em Design, e Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Graduação em Arquitetura, UFMG. Atualmente professora do Curso de Design de Moda da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais

Rita Aparecida da Conceição Ribeiro, Universidade Estadual de Minas Gerais

Rita Aparecida da Conceição Ribeiro, é Doutora em Geografia e Mestre em Comunicação Social pela UFMG, Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, professora do PPGD-UEMG

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Publiée

2024-10-28

Comment citer

GUIMARAES, Maria Paula; APARECIDA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO, Rita. Metodologia de ensino de técnicas de costura voltado para cursos de graduação em Design de Moda . Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5965/25944630832024e5576. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/25576. Acesso em: 13 nov. 2024.