Uma perspectiva materialista para o ensino de arte: questões de pesquisa
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630812024e4875Mots-clés :
método marxista, pesquisa em arte, pedagogia histórico-crítica, ensino de arteRésumé
O artigo destaca os princípios epistemológicos e metodológicos do materialismo histórico-dialético (MARX, 2010) e sua aproximação com o ensino de Artes Visuais a partir das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2012; 2020). Para isso, primeiramente discutiremos a questão do método marxista e sua interpretação na pesquisa em arte (LUKÁCS, 2018; VÁZQUEZ, 1978). Em seguida, abordaremos o ensino de Arte na escola capitalista considerando a necessidade de uma educação que se contraponha à alienação e cumpra a função de transmitir o saber sistematizado às novas gerações. Neste aspecto, a Pedagogia Histórico-Crítico, se apresenta como uma perspectiva pedagógica revolucionária ao reafirmar a importância da educação escolar para a formação da consciência de classe e condição para a emancipação humana. Por fim, concluímos que estabelecer um diálogo do aporte teórico do marxismo com o ensino de Artes Visuais implica em assumir uma postura política e pedagógica comprometida com o desenvolvimento da humanidade nas suas mais ricas possibilidades formativas.
Téléchargements
Références
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.
DUARTE, NEWTON. Vigotski e o "Aprender a Aprender". 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2020.
DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
GAMBOA, Silvio. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013.
FREITAS. Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1ed. Expressão Popular, – São Paulo, 160p. 2018
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1992.
LUKÁCS, Georg (1885-1971) Introdução a uma estética Marxista: Sobre a Particularidade como Categoria da Estética. São Paulo: Instituto Lukács, 2018. <https://www.marxists.org/portugues/lukacs/1956/estetica/estetica-marxista.pdf>. Acesso em 25/07/2023 às 19h16min
MARX, Kal; ENGELS, Friedrich. Grundrisse/Manuscritos econômicos de 1857-1858. Esboços da crítica da economia política. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/208/o/Karl_Marx_-Grundrisse_(boitempo)_completo.pdf> Acesso em 05/11/2023 às 12h54min.
FEUERBACH. Oposição das Concepções Materialista e Idealista (Capitulo Primeiro de A Ideologia Alemã) [N2] . 1982. Disponível em:
<https://www.marxists.org/portugues/marx/1845/ideologia-alema-oe/index.htm>. Acesso em 08/11/2023 às 16h20min.
CULTURA, arte e literatura: textos escolhidos. Tradução de Jose Paulo Neto e Miguel Makoto Cavalcante Yoshida. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
MARX, Karl. “Posfácio” O Capital de 1873. Crítica da Economia Política. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marx/1867/capital/livro1/prefacios/03.htm>. Acesso em 10/11/2023 às 09h42min.
MALANCHEN, Julia; MATOS, Neide da Silveira Duarte de; ORSO, Paulino José. A Pedagogia histórico-crítica, às políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Autores Associados. Edição do Kindle.
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; et al. A Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, n. 1. Salvador, abr. 2017, p. 107-121. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/317553195_A_BASE_NACIONAL_COMUM_CURRICULAR_UM_NOVO_EPISODIO_DE_ESVAZIAMENTO_DA_ESCOLA_NO_BRASIL . Acesso em 03 de março de 2023.
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; MARTINS, Lígia Márcia. A natureza contraditória da educação escolar: tensão histórica entre humanização e alienação. In: RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 1697-1710, out./dez., 2018. E-ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10265. Acesso em 27 de dezembro de 2023.
MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2006. 321p.
TURINI, M. H. ; SANTOS, M.C. A Organização do Trabalho Pedagógico como Prática na Educação Básica. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 09, 2022.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
EDUCAÇÃO escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. In. Malanchen, J. Matos, N da S. D. de e Orso, P. A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, S.P.: Autores Associados, 2020.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. As ideias estéticas de Marx. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
VYGOTSKY, Lev. Psicologia da Arte. Disponível em: <https://ia903103.us.archive.org/24/items/PsicologiaDaArteVigotski/228739061-Psicologia-Da-Arte-Vigotski_text.pdf>. Acesso em 24/010/2023 às 14h22min
YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Janedalva Pontes Gondim, Rosana Soares, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".