Artes e ofícios na formação da moda cearense e sua relação com a cultura do algodão
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630712023e2918Mots-clés :
Escola de Arte e Ofícios, Educação, Formação em modaRésumé
Este artigo contribui com a investigação sobre os processos formativos das artes e ofícios na implantação das escolas para aprendizes iniciada no século XIX. A partir das vocações orientadas aos educandos associa-se na cultura algodoeira do estado, a relação com a formação de moda cearense no século XX. As transformações alcançadas no decorrer do tempo registram entre outras propostas formativas, as relações artísticas, com destaque para as conexões econômicas originadas do algodão, o elo impulsionador da vocação têxtil e consequentemente, do desenvolvimento e consolidação do ensino de moda local. O presente estudo é de natureza qualitativa e adota como procedimentos a pesquisa bibliográfica ao selecionar e reunir dados a partir de estudos monográficos tais como: livros, monografias, teses e dissertações relacionadas ao tema em questão. Além da pesquisa documental por meio da compilação e análise de documentos, arquivos, matérias de jornal, imagens, registros imagéticos e textuais que apresentem dados relevantes acerca dos processos de ensino, configurando o início das artes e ofícios até o percurso contemporâneo na formação em moda no Ceará – Brasil. Os materiais foram catalogados e analisados atentando-se à ordem cronológica da institucionalização dos saberes relacionados às artes e ofícios no estado do Ceará, passando pelas oficinas e escolas até a formação acadêmica. A pesquisa apresenta as relações as artes e ofícios e a cultura do algodão no Ceará e sua contribuição para o desenvolvimento do setor têxtil no estado e a formação acadêmica em moda na atualidade.
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