Ensino de Semiótica aplicada através da Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL): uma proposta metodológica
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630212018057Résumé
Este artigo discute a aprendizagem baseada em projetos – PjBL (Project-Based Learning), que se desenvolve sob o processo de obtenção de um produto final, a qual foi utilizada como metodologia norteadora da disciplina de semiótica aplicada no curso de Design de Moda. Apresentam-se aqui as ações de ensino por meio de aprendizagem ativa que levaram os estudantes à formulação do problema de pesquisa, às análises e resultados, e a escrita de um artigo com potencial de publicação científica. Como objeto de estudo para a pesquisa foram analisadas publicidades de joias, veiculadas em revista de moda, analisadas por meio de duas vertentes semióticas: Peirce e Greimas.
Téléchargements
Références
BELBIN. Belbin Team Roles. Disponível em: <http://www.belbin.com/about/belbin-team-roles/ >. Acesso em: 15 fev. 2017.
BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 5. ed. Petrópolis: Vozes. 2011.
BROCKBANK, A., MCGILL, I., BEECH, N. Reflective Learning in Pratice. 2002. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=QEy--3zRO1cC&redir_esc=y> Acesso em 14 dez. 2015.
CARACIOLA, C. B. Semiótica aplicada à publicidade de luxo da marca Louis Vuitton. Disponível em: <http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/12-Coloquio-de->. Acesso em: 10 de mar. 2017.
CREARE. Oficinas de Metodologias Ativa. Curso de Formação Docente. Curitiba: PUCPR, 2015.
FELDER, R. M.; BRENT, R. Active learning: an introduction. ASQ Higher Education Brief. 2009. Disponível em: <http://www4.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/Papers/ALpaper(ASQ).pdf> Acesso em 14 dez. 2015.
HAMDAN, N. et al. A review of flipped learning. 2013. Disponível em: <http://researchnetwork.pearson.com/wp-content/uploads/LitReview_2014_FlippedLearning_vFinal_JK_WEB.pdf> Acesso em 14 dez. 2015.
KOPP, V. et al. Self-Regulated Learning with Case-Based Worked Examples: Effects of Errors. Evaluation & Research in Education, v22 n2-4 p107-119. 2009. Disponível em: < http://eric.ed.gov/?id=EJ870883> Acesso em 14 dez. 2015.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 6. ed., rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2011.
LOU, S. et al. Construction of a Creative Instructional Design Model Using Blended, Project-Based Learning for College Students. Creative Education Vol.3, No.7, 1281-1290. 2012. Disponível em:<http://www.scirp.org/journal/articles.aspx?searchCode=Shi-Jer+Lou&searchField=authors&page=1> Acesso em 14 dez. 2015.
MAZUR, E. Peer Instruction: Getting Students to Think in Class. 1997. Disponível em: <http://mazur.harvard.edu/sentFiles/Mazur_274537.pdf> Acesso em 14 dez. 2015.
MENTIMETER. Interactive presentation software. Disponível em: <https://www.govote.com>. Acesso em: 10 mar. 2017.
MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13. 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232008000900018&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em 14 dez. 2015.
PANITZ, T. Collaborative versus Cooperative Learning: A Comparison of the Two Concepts Which Will Help Us Understand the Underlying Nature of Interactive Learning. ERIC Collection. 2009. Disponível em: <http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED448443.pdf> Acesso em 14 dez. 2015.
PUCPR. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Disponível em: <http://pucpr.br/> Acesso em: 23 ago. 2017.
SCALLON, G. Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências. Trad. Juliana Vermelho Martins. Curitiba: PUCPress, 2015. 445 p.
SENA, T. V. Análise semiótica da estesia midiática nas publicidades impressas de perfume de luxo na Vogue Brasil. 2015. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/4753>. Acesso em: 02 de mai. 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".