Ensino de Semiótica aplicada através da Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL): uma proposta metodológica
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630212018057Abstract
Este artigo discute a aprendizagem baseada em projetos – PjBL (Project-Based Learning), que se desenvolve sob o processo de obtenção de um produto final, a qual foi utilizada como metodologia norteadora da disciplina de semiótica aplicada no curso de Design de Moda. Apresentam-se aqui as ações de ensino por meio de aprendizagem ativa que levaram os estudantes à formulação do problema de pesquisa, às análises e resultados, e a escrita de um artigo com potencial de publicação científica. Como objeto de estudo para a pesquisa foram analisadas publicidades de joias, veiculadas em revista de moda, analisadas por meio de duas vertentes semióticas: Peirce e Greimas.
Downloads
References
BELBIN. Belbin Team Roles. Disponível em: <http://www.belbin.com/about/belbin-team-roles/ >. Acesso em: 15 fev. 2017.
BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 5. ed. Petrópolis: Vozes. 2011.
BROCKBANK, A., MCGILL, I., BEECH, N. Reflective Learning in Pratice. 2002. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=QEy--3zRO1cC&redir_esc=y> Acesso em 14 dez. 2015.
CARACIOLA, C. B. Semiótica aplicada à publicidade de luxo da marca Louis Vuitton. Disponível em: <http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/12-Coloquio-de->. Acesso em: 10 de mar. 2017.
CREARE. Oficinas de Metodologias Ativa. Curso de Formação Docente. Curitiba: PUCPR, 2015.
FELDER, R. M.; BRENT, R. Active learning: an introduction. ASQ Higher Education Brief. 2009. Disponível em: <http://www4.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/Papers/ALpaper(ASQ).pdf> Acesso em 14 dez. 2015.
HAMDAN, N. et al. A review of flipped learning. 2013. Disponível em: <http://researchnetwork.pearson.com/wp-content/uploads/LitReview_2014_FlippedLearning_vFinal_JK_WEB.pdf> Acesso em 14 dez. 2015.
KOPP, V. et al. Self-Regulated Learning with Case-Based Worked Examples: Effects of Errors. Evaluation & Research in Education, v22 n2-4 p107-119. 2009. Disponível em: < http://eric.ed.gov/?id=EJ870883> Acesso em 14 dez. 2015.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 6. ed., rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2011.
LOU, S. et al. Construction of a Creative Instructional Design Model Using Blended, Project-Based Learning for College Students. Creative Education Vol.3, No.7, 1281-1290. 2012. Disponível em:<http://www.scirp.org/journal/articles.aspx?searchCode=Shi-Jer+Lou&searchField=authors&page=1> Acesso em 14 dez. 2015.
MAZUR, E. Peer Instruction: Getting Students to Think in Class. 1997. Disponível em: <http://mazur.harvard.edu/sentFiles/Mazur_274537.pdf> Acesso em 14 dez. 2015.
MENTIMETER. Interactive presentation software. Disponível em: <https://www.govote.com>. Acesso em: 10 mar. 2017.
MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13. 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232008000900018&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em 14 dez. 2015.
PANITZ, T. Collaborative versus Cooperative Learning: A Comparison of the Two Concepts Which Will Help Us Understand the Underlying Nature of Interactive Learning. ERIC Collection. 2009. Disponível em: <http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED448443.pdf> Acesso em 14 dez. 2015.
PUCPR. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Disponível em: <http://pucpr.br/> Acesso em: 23 ago. 2017.
SCALLON, G. Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências. Trad. Juliana Vermelho Martins. Curitiba: PUCPress, 2015. 445 p.
SENA, T. V. Análise semiótica da estesia midiática nas publicidades impressas de perfume de luxo na Vogue Brasil. 2015. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/4753>. Acesso em: 02 de mai. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Plagiarism, in all its forms, constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. This magazine uses iThenticate similarity control software.