O ensino interdisciplinar de moda e a aprendizagem baseada em experiências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630812024e4773

Palabras clave:

moda, interdisciplinaridade, ABEX

Resumen

Este estudo demonstra a realização de um projeto interdisciplinar no campo da moda, com foco no desenvolvimento de uma coleção de enxoval de bebê o qual envolveu estudantes do 5º período de moda nos componentes curriculares denominados Aprendizagem Baseada em Experiências, sendo a ABEX IV - Pesquisa e Criação de Moda e a ABEX V - Projeto de Moda. Denominado "AutoAmor: Mamãezinhas e o enxoval do bebê" as peças foram destinadas para mamães carentes, pacientes do Hospital Regional do Oeste (HRO), através da Associação de Voluntários do Hospital Regional do Oeste (AVHRO). No campo teórico o presente trabalho envolveu conceitos e fundamentos sobre ações extensionistas no currículo acadêmico e o reconhecimento do papel social do profissional de moda. Na prática profissional, o projeto proporcionou aos estudantes aprofundamentos sobre metodologia de projetos, práticas de aperfeiçoamento de modelagem e confecção. Foram produzidas 432 peças para o kit maternidade as quais foram doadas a AVHRO.

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Biografía del autor/a

Rachel Correa Quadros, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Linha de pesquisa Gestão de Design. Mestre em Design - Métodos para Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com enfoque nos estudos da ergonomia e design.  Graduada na área de Design, com ênfase em Projeto de Produto: Moda, pela Universidade do Vale do Itajaí- SC (UNIVALI). Possui pós graduação lato sensu em Arquitetura e design de interiores pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Atualmente docente na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO), Coordenadora do Curso de Moda (UNOCHAPECO).

Marinilse Netto, Community University of Chapecó Region - Unochapecó

Doctora por el Programa de Ingeniería y Gestión del Conocimiento - EGC/UFSC - Línea de Investigación en Medios y Conocimiento. Máster en Educación. Licenciada en Educación Artística. Profesora de Grado y Posgrado. Desarrolla investigaciones en las áreas de Educación, Artes Visuales y Cultura. Docente de los cursos de Artes y Moda en la Universidad Comunitaria de la Región de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Coordinadora de los programas de Artes en Chapecó y Entre Ríos.

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Publicado

2024-02-01

Cómo citar

QUADROS, Rachel Correa; NETTO, Marinilse. O ensino interdisciplinar de moda e a aprendizagem baseada em experiências. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5965/25944630812024e4773. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24773. Acesso em: 21 nov. 2024.