O ensino interdisciplinar de moda e a aprendizagem baseada em experiências
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630812024e4773Palabras clave:
moda, interdisciplinaridade, ABEXResumen
Este estudo demonstra a realização de um projeto interdisciplinar no campo da moda, com foco no desenvolvimento de uma coleção de enxoval de bebê o qual envolveu estudantes do 5º período de moda nos componentes curriculares denominados Aprendizagem Baseada em Experiências, sendo a ABEX IV - Pesquisa e Criação de Moda e a ABEX V - Projeto de Moda. Denominado "AutoAmor: Mamãezinhas e o enxoval do bebê" as peças foram destinadas para mamães carentes, pacientes do Hospital Regional do Oeste (HRO), através da Associação de Voluntários do Hospital Regional do Oeste (AVHRO). No campo teórico o presente trabalho envolveu conceitos e fundamentos sobre ações extensionistas no currículo acadêmico e o reconhecimento do papel social do profissional de moda. Na prática profissional, o projeto proporcionou aos estudantes aprofundamentos sobre metodologia de projetos, práticas de aperfeiçoamento de modelagem e confecção. Foram produzidas 432 peças para o kit maternidade as quais foram doadas a AVHRO.
Descargas
Citas
BONSIEPE, Gui. Projeto Experimental em Design. São Paulo: Edgard Blücher.1997.
BORGES, M. de S. Problematizando a formação superior em Moda. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 111–123, 2017. DOI: 10.26563/dobras.v10i21.557.
CHEIRAM, M.C; CARLESSO, J.P.P; SANTOS, E.A.G. Reflexões sobre a formação superior em moda. Research, Society and Development, v. 8, n.3, 2019 (Exemplar dedicado a: March; e483859)
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
GOMES, J.I.da S. Moda para estudar moda: A formação de Designers de moda diante das transformações nas formas de consumo e produção de vestuário na contemporaneidade. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social (PPGCDS). Universidade Federal Rural de Pernambuco. 95p. 2019.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005.
PIRES, D.B. A história dos cursos de design de moda no Brasil. Revista Nexos: Estudos em Comunicação e Educação. Especial Moda/Universidade Anhembi Morumbi – Ano VI, nº 9 (2002) – São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 112 p.
SANTOS, H. J.; CECHETTI, E. Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEX): fundamentos teóricos e práticos. Chapecó: Argos, 2021.
SANTOS, H. J.; ROMAN, F.S.; FONTANELA, C. ABEx em ação: atores, interfaces e fluxos. In: SANTOS, H. J.; CECHETTI, E. Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEX): fundamentos teóricos e práticos. Chapecó: Argos, 2021.p.178-201.
SILVA, M. das G. M. Extensão: a face social da universidade? Campo Grande: Editora da UFMS, 2000.
TREPTOW, D. Inventando moda: planejamento de coleção. – 5. Ed. São Paulo: Edição da Autora, 2013.
HAMMERSCHMIDT, M. E. Depoimento da acadêmica do curso de moda sobre a atividade realizada na AVHRO - Associação de Voluntários do Hospital Regional do Oeste. Chapecó - Unochapecó | Disciplina: ABEX IV Pesquisa e Criação em Moda. 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CmXZcNfvuyl/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzR lODBiNWFlZA== Acesso em 15 de Setembro de 2023.
PRUDENTE, S. C. Depoimento da acadêmica do curso de moda sobre a atividade realizada na AVHRO - Associação de Voluntários do Hospital Regional do Oeste. Chapecó - Unochapecó | Disciplina: ABEX IV Pesquisa e Criação em Moda. 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CmXZcNfvuyl/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzR lODBiNWFlZA== Acesso em 15 de setembro de 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rachel Correa Quadros, Marinilse Netto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
-
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia CreativeCommonsAttribution 4.0 Internacional, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
- Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento anti-ético de publicación y es inaceptable. Esta revista utiliza el software iThenticate de control de semejanza".